Resumos
Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.
disciplina escolar; ensino de Química; hibridismo; políticas de currículo
This paper defends the hybridism of curricular discourses in school subjects. To argue in favor of this idea, chemistry education's texts are analyzed to show the influence of curriculum policy in hybridizing the official discourses and other curricular discourses. The text draws on the analysis of Ball about curriculum policy, on Goodson's school subjects, on Bernsteins's recontextualization and Canclini's hybridism.
school subject; Chemistry education; hybridism; curriculum policy
Discursos curriculares na disciplina escolar Química1 1 Este trabalho é uma revisão ampliada do texto que serviu de base para a apresentação Hibridismo de discursos curriculares na disciplina escolar Química no II Workshop em Ensino de Química A Pesquisa em Educação Química no Brasil: Abordagens Teórico-Metodológicas, ocorrido na XXVI Reunião Anual da SBQ, Poços de Caldas, em 2003.
Curriculum discourses in school Chemistry
Alice Casimiro Lopes
Professora-adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ e pesquisadora do CNPq. E-mail: arclopes@lv.microlink.com.br
RESUMO
Neste artigo, é defendido que a disciplina escolar é um híbrido de discursos curriculares. Para argumentar em favor dessa idéia, é analisado como textos na área de ensino de Química influenciam nas políticas de currículo, hibridizando discursos oficiais e outros discursos curriculares. São articuladas as discussões teóricas de Ball, sobre políticas de currículo, de Goodson, sobre disciplinas escolares, de Bernstein, sobre recontextualização, e de Canclini, sobre hibridismo.
Unitermos: disciplina escolar, ensino de Química, hibridismo, políticas de currículo.
ABSTRACT
This paper defends the hybridism of curricular discourses in school subjects. To argue in favor of this idea, chemistry education's texts are analyzed to show the influence of curriculum policy in hybridizing the official discourses and other curricular discourses. The text draws on the analysis of Ball about curriculum policy, on Goodson's school subjects, on Bernsteins's recontextualization and Canclini's hybridism.
Keywords: school subject, Chemistry education, hybridism, curriculum policy.
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Livros didáticos analisados
Editora Ática - Coleção Novo Ensino Médio
Química, Antônio Sardella, v. único
Química: realidade e contexto, Antonio Lembo, V. único
Editora Moderna - Coleção Base
Química, Eduardo Leite Canto e Tito Miragaia Peruzzo, v. único
Editora Scipione - Coleção Parâmetros
Química para o Ensino Médio, Eduardo Fleury Mortimer e Andréa Horta Machado, v. único
Editora Nova Geração
Química, módulos 1 e 2, Grupo Pequis (Gérson Mol, Wildson Santos et al.)
Editora Ibep - Coleção Horizontes
Química - Curso Completo, Magno Urbano de Macedo e Antônio Carvalho
Editora do Brasil - Projeto Escola e Cidadania
Manual do Professor de Química, Eny Maia e Zuleika Felice Murrie
Artigo recebido em setembro de 2005 e selecionado para publicação em outubro de 2005.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Maio 2009 -
Data do Fascículo
Ago 2005
Histórico
-
Recebido
Set 2005 -
Aceito
Out 2005