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Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão

Science and its initiation: notes for reflexion

Resumos

Nesta reflexão, de natureza ontológica, a ciência é identificada como ferramenta de coordenação do pensamento, necessária a todos, porém inacessível à maioria das pessoas. O espírito científico é apresentado como, ligado à superação de amarras provenientes do apego às explicações duráveis e ao governo desde fora. Os esforços de aproximação à ciência, no mundo escolar, são apontados como um desafio a estar presente em todos os níveis, do Ensino Fundamental à pós-graduação.

Ciência; aproximação à ciência; coordenação do pensamento


In this ontological reflection, science is identified as a thought coordination tool necessary to everyone, although not available to most people. The scientific spirit is presented as related to the overcoming of support proceedings from attachment to the lasting explanations and to the outside government. The efforts for approximation to school science are pointed out as a challenge to be present at all educational levels, from primary school to graduate studies.

Science; approximation to science; thought coordination


Ciência e sua iniciação: anotações para reflexão

Science and its initiation: notes for reflexion

Adriano Rodrigues Ruiz

Professor doutor aposentado da Universidade Estadual de Maringá e docente do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste. E-mail: arruiz@uol.com.br

RESUMO

Nesta reflexão, de natureza ontológica, a ciência é identificada como ferramenta de coordenação do pensamento, necessária a todos, porém inacessível à maioria das pessoas. O espírito científico é apresentado como, ligado à superação de amarras provenientes do apego às explicações duráveis e ao governo desde fora. Os esforços de aproximação à ciência, no mundo escolar, são apontados como um desafio a estar presente em todos os níveis, do Ensino Fundamental à pós-graduação.

Unitermos: Ciência, aproximação à ciência, coordenação do pensamento.

ABSTRACT

In this ontological reflection, science is identified as a thought coordination tool necessary to everyone, although not available to most people. The scientific spirit is presented as related to the overcoming of support proceedings from attachment to the lasting explanations and to the outside government. The efforts for approximation to school science are pointed out as a challenge to be present at all educational levels, from primary school to graduate studies.

Keywords: Science; approximation to science; thought coordination.

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Artigo recebido em agosto de 2004 e selecionado para publicação em setembro de 2005.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    02 Jun 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2005

Histórico

  • Recebido
    Ago 2004
  • Aceito
    Set 2005
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