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Ciência & Educação (Bauru)

On-line version ISSN 1980-850X

Ciênc. educ. (Bauru) vol.11 no.3 Bauru Sept./Dec. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300004 

O solo no ensino de ciências no nível fundamental

 

Soil in science teaching at the Elementary School

 

 

Marcelo Ricardo de Lima

Professor Doutor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Rua dos Funcionários, 1540, 80035-050, Curitiba (PR). E-mail: mrlima@ufpr.br

 

 


RESUMO

O solo é um componente dos ambientes naturais e antropizados. Apesar de sua importância, este conteúdo usualmente não é abordado com a devida qualidade no Nível Fundamental. Este artigo visa abordar os problemas do ensino de solos no nível fundamental, e propor alternativas para melhorar essa situação. É discutido o papel das universidades neste processo, especialmente na melhoria da formação dos professores do Ensino Fundamental. Também são discutidas outras estratégias, como a realização de cursos, publicações, experimentos, exposições didáticas e uso da internet.

Palavras-chave: ensino de solos. Ensino Fundamental. ensino de Ciências.


ABSTRACT

Soil is a component of natural and anthropogenic environments. Despite of its importance, the subject of soil is not usually taught in depth in the elementary school. This paper seeks to show the problems in teaching soil at the elementary school as well as to suggest alternatives to reduce these problems. The role of universities in this process is discussed, emphasizing the aspects related to graduate courses. Also the use of other strategies is discussed like: short courses, didactic books, experiments, exhibitions, and the use of internet.

Keywords: soil teaching. elementary School. Science teaching.


 

 

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Artigo recebido em março de 2005 e selecionado para publicação em agosto de 2005.