SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Soil in science teaching at the Elementary SchoolThe teaching of Natural Sciences and citizenship under the optics of teachers inserted in the fast learning program EYA - Education of Youths and Adults author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

On-line version ISSN 1980-850X

Ciênc. educ. (Bauru) vol.11 no.3 Bauru Sept./Dec. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300005 

A paleontologia na educação infantil: alfabetizando e construindo o conhecimento

 

Palenteology in the kindergarten: teaching and building knowledge

 

 

Fernanda Torello de MelloI; Luiz Henrique Cruz de MelloII; Maria Beatriz de Freitas TorelloIII

IProfessora Doutora, Departamento de Biologia, Centro de Ciências Psicológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe (UFS).
E-mail: torello.mello@uol.com.br
IIProfessor Doutor, Departamento de Geografia, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe (UFS)
IIIPedagoga, assessora pedagógica

 

 


RESUMO

A Paleontologia é recomendada pelos PCN como tema de ciências para o ensino básico brasileiro, sendo freqüente em muitos livros didáticos no País. Abordagens mais completas sobre o tema são, ainda, escassas no dia-a-dia das escolas, devido mais à deficiência dos professores do que ao desinteresse ou dificuldades de aprendizado dos alunos. São descritas aqui iniciativas de atuação junto à Educação Infantil, envolvendo o colégio, professores e alunos. O que se propõe é usar a Paleontologia na alfabetização e na construção do conhecimento, por meio do contato dos alunos com esse tema desde suas atividades educativas iniciais. Visa à popularização do conhecimento paleontológico, à aproximação entre Universidade-Escola, à formação continuada de professores e à prestação de assessoria na elaboração/execução de atividades. As atividades aqui relatadas, mais do que idéias a serem copiadas, devem servir como idéias geradoras de idéias, sendo adaptadas à realidade e às condições de cada um dos interessados.

Palavras-chave: Educação Infantil. paleontologia. divulgação científica.


ABSTRACT

Paleontology is recommended by PCN's (Brazilian Curricular Parameters) as a subject to be developed in basic education. Such theme frequently figures in many text-books all over the country. However, more complete approaches are rarely incorporated into daily teaching practices. Such absence seems to be more related to teachers' personal deficiencies (during their training) than to students' limitations (lack of interest or difficulties in learning process). Here we describe some actions related to kindergarten education working with the school (building), teachers, and children. The main proposal is to use Paleontology in the initial "read and write process", presenting this theme from the very beginning kindergarten activities. Final goals are related to paleontological knowledge becoming more popular in Brazilian basic education, to bring together University and School, to encourage with up to date of teachers' knowledge, and to help educators in setting up and executing activities on Paleontology. The actions mentioned here, more than ideas to be imitated, must work as feedback to generate new ideas, adjustable to particular conditions.

Keywords: kindergarten education. paleontology. scientific diffusion.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Agradecimentos

Os autores agradecem ao Colégio Pequenópolis (São Paulo-SP), na figura de seu presidente, José Aurélio de Camargo, pela oportunidade e suporte para a realização das atividades. À Maria Célia Montagna de Assumpção (Sistema Anglo de Ensino), pelo incentivo, apoio e valiosas discussões. Aos professores que acolheram esta iniciativa e compreenderam seu valor para o enriquecimento do conhecimento do aluno. À Prof.a Dr.a Renata Guimarães Netto (Unisinos/RS), pela leitura crítica do documento e sugestões e ao parecerista da revista pelas sugestões e críticas.

 

Referências

AMADEU, S. G.; SCHWANKE, C. Textos de mídia no ensino de ciências. In: ENCONTRO "PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA". 2004, São Paulo. Caderno de Programa e Resumos. São Paulo, 2004. p. 88.         [ Links ]

ANELLI, L. E. Conhecendo os dinossauros. São Paulo: Ciranda Cultural, 2003.         [ Links ]

ARRUDA-CAMPOS, A. C.; BERTINI, R. J. Museu de Paleontologia de Monte Alto: um exemplo de guarda e conservação de materiais fósseis a nível municipal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 15., 1997, São Pedro. Boletim de Resumos. São Paulo, SBP, 1997. p. 171.         [ Links ]

BARBIERI, M. R. Laboratório de Ensino de Ciências. 20 anos de história. Ribeirão Preto: Holos, 2002.         [ Links ]

BARRETO, A. M. F. et al. Museu de fósseis Karl Beurlen: um projeto de aplicações educacionais e interações com a sociedade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 16., 1999, Crato. Boletim de Resumos. Crato, SBP, 1999. p. 24-25.         [ Links ]

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF. Livro 1, 1998.         [ Links ]

CAMOLEZ, T.; ANELLI, L. E. Extinção é para sempre. São Paulo: Oficina de Textos, 2003.         [ Links ]

CARRAHER, D. W.; CARRAHER, T. N.; SCHLIEMANN, A. D. Caminhos e descaminhos no ensino de ciências. Ciência e Cultura, v. 37, n. 6, p. 889-896, 1985.         [ Links ]

COLL, C. et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 1996. Série Fundamentos.         [ Links ]

CURTO, L. M.; MORILLO, M. M.; TEIXIDÓ, M. M. Escrever e Ler. v. 1 - Como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. Porto Alegre: Artmed, 2000.         [ Links ]

DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990.         [ Links ]

FERNANDES, H. D. D.; et al. Museu dos dinossauros e centro de pesquisas paleontológicas Llewellyn Ivor Price: trabalhando a paleontologia a partir de práticas educativas. In: PALEO: PALEONTOLOGIA EM DESTAQUE, 44., 2003. Resumos..., 2003. p. 6.         [ Links ]

FERNANDES, C. H. M. et al. Preparação de kits didáticos paleontológicos de exemplares típicos das bacias sedimentares PE-PB e Araripe. In: PALEO: PALEONTOLOGIA EM DESTAQUE, 44., 2003. Resumos..., 2003. p. 6.         [ Links ]

FERREIRA, M. F. A. et al. Kit didático (apostila e réplicas de fósseis em gesso) como incentivo à Paleontologia no Ensino Fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 18., 2003, Brasília. Boletim de Resumos. Brasília, SBP, 2003.         [ Links ]

FERRERO, E. Com todas as letras. São Paulo: Cortez, 1996.         [ Links ]

FONTES, H. A.; ASSUMPÇÃO, M. C. M. Apostila Educação Infantil, Nível III: nossas origens. Manual do Professor. Sistema Anglo de Ensino: Gráfica e Editora Anglo, 2002a. 64p.         [ Links ]

______. Apostila Educação Infantil, Nível III: nossas origens. Caderno 1. Sistema Anglo de Ensino: Gráfica e Editora Anglo, 2002b, 86p.         [ Links ]

GONÇALVES, R. R.; MACHADO, D. M. C. Paleontologia e as histórias em quadrinhos: levantamento de conceitos e termos e utilização como material pedagógico para o ensino fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 18., 2003, Brasília. Boletim de Resumos. Brasília, SBP, 2003., p.154.         [ Links ]

HARLAN, J. D.; RIVKIN, M. S. Ciências na Educação Infantil: uma abordagem integrada. Porto Alegre: Artmed, 2002, 352p.         [ Links ]

HENRIQUES, D. D. R.; KELLNER, A. W. A.; SCHWANKE, C. Gonti: uma aventura no tempo dos dinossauros. Rio de Janeiro: Oficinas gráficas da Imprensa da Cidade, 1999. 12p.         [ Links ]

HODSON, D. A critical look at practical work in school science. School Science Review, v. 71, n. 256, p. 33-40. 2003.         [ Links ]

KELLNER, A. W. A. Exposição no tempo dos dinossauros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 17., 2001, Crato. Boletim de Resumos. Crato, SBP, 2001. p. 52-53.         [ Links ]

_______. Exposições de Paleontologia. In: ENCONTRO SERGIPANO DE PALEONTOLOGIA, 3., 2004a, Aracaju. Boletim de Resumos. Aracaju, 2004a. p. 17-23.         [ Links ]

_______. Museums and paleontological/geological expositions in Brazil. A critique. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA DE VERTEBRADOS, 4., 2004b, Rio Claro. Boletim de Resumos. Rio Claro, 2004b. p. 27-28.         [ Links ]

KAZUBEK, M. F. Divulgação da Paleontologia e geologia por meio dos jornais. In: PALEO: PALEONTOLOGIA EM DESTAQUE, 144., 2003. Resumos..., 2003. p. 5.         [ Links ]

KREITLER, S.; KREITLER, H. The cognitive foundations of personality traits. Plenum Press, 1990.         [ Links ]

LEAL, L. A.; MARTELLO, A. R.; VILLÉN, E. A. Ação educativa para conscientização sobre a importância do acervo paleobotânico e do meio ambiente do Bairro Itararé-Santa Maria-RS. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 15., 1997, São Pedro. Boletim de Resumos. São Pedro, SBP, 1997. p. 179.         [ Links ]

MACHADO, V. D.; et al. A importância dos dioramas no ensino de Paleontologia. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 18., 2003, Brasília. Boletim de Resumos. Brasília, SBP, 2003. p. 180.         [ Links ]

MARQUES, R. B. A Paleontologia no Ensino Fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 16., Crato. Boletim de Resumos. Crato, SBP, 2001a. p. 66-67.         [ Links ]

_______. Paleontologia no Ensino Médio: projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 16., Crato. Boletim de Resumos. Crato, SBP, 2001b. p. 67-68.         [ Links ]

MATUSIAK, M. A.; RIBEIRO, A. M. Kit de Paleontologia: uma proposta referente ao ensino e à divulgação de fósseis brasileiros. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 15., 1997, São Pedro. Boletim de Resumos. São Pedro, SBP, 1997, p. 181.         [ Links ]

MELO, M. S. et al. Projeto "Fósseis na escola"- levando a paleontologia ao Ensino Básico no Rio de Janeiro/RJ. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 18., 2003, Brasília. Boletim de Resumos. Brasília, SBP, 2003. p. 193.         [ Links ]

MOURA, G. J. B.; BARRETO, A. M. F. Análise do grau de abordagem do tema paleontologia nos livros de biologia do Ensino Médio. In: PALEO: PALEONTOLOGIA EM DESTAQUE, 44., 2003. Resumos..., 2003. p. 5.         [ Links ]

NASCIMENTO, S. et al. Exposição itinerante de Paleontologia do Vale do Rio Gravataí. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 18., 2003, Brasília. Boletim de Resumos. Brasília, SBP, 2003. p. 208.         [ Links ]

OLIVEIRA, E. C. et al. A aplicação da paleontologia como ciência no Ensino Fundamental. In: PALEO: PALEONTOLOGIA EM DESTAQUE, 44., 2003. Resumos..., 2003. p. 3-4.         [ Links ]

ROSA, S. S. Construtivismo e mudança. Coleção Questões da nossa época. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1994.         [ Links ]

RÖSLER, O.; FRITSCH, M. O Centro Paleontológico da UNC-Mafra: um novo centro de pesquisa e museu. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 15., 1997, São Pedro. Boletim de Resumos. São Pedro, SBP, 1997. p. 169.         [ Links ]

SCHWANKE, C.; SILVA, M. A. J. Brincando de paleontólogo: levando paleontologia às séries iniciais. In: ENCONTRO "PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA", 2004, São Paulo. Caderno de Programa e Resumos. São Paulo, 2004. p. 23.         [ Links ]

______. et al. Reconstituição, moldagem, confecção de réplicas e exposição de fósseis: uma atividade integrativa. In: PALEO: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 16., Boletim de Resumos. Crato, SBP, 1999. p. 99.         [ Links ]

SILVA, R. M. et al. Sala das ciências da terra "Prof. Setembrino Petri". Uma contribuição a difusão da paleontologia no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 17., 2001, Rio Branco. Boletim de Resumos. Rio Branco, SBP, 2001. p. 183.         [ Links ]

SILVA, S. D. A paleontologia nos livros didáticos de 1º grau: um estudo qualitativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 15., 1999, São Pedro. Boletim de Resumos. São Pedro, SBP, 1997. p. 177.         [ Links ]

SOARES, S. P.; CAMPOS, L. M. L.; SIMÕES, M. G. Formação continuada em Paleontologia para professores do Ensino Fundamental e Médio: análise de uma proposta. In: ENCONTRO "PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA", 2004, São Paulo. Caderno de Programa e Resumos. São Paulo, 2004. p. 48.         [ Links ]

ZAMPIROLLI, A. P. et al. Um jardim paleobotânico, como veículo de compreensão da história evolutiva vegetal destinada à Educação Ambiental. In: PALEO: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 16., Crato. Boletim de Resumos. Crato, SBP, 1999. p. 128.         [ Links ]

ZUCON, M.H. O ensino formal e as práticas educativas de Paleontologia na Universidade Federal de Sergipe. In: PALEO: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 16., Crato. Boletim de Resumos. Crato, SBP, 1999. p. 129.         [ Links ]

______. et al. Análise dos conteúdos de paleontologia abordados pelos livros didáticos do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PALEONTOLOGIA, 18., 2003, Brasília. Boletim de Resumos. Brasília, SBP, 2003. p. 317.         [ Links ]

 

 

Artigo recebido em abril de 2005 e selecionado para publicação em outubro de 2005.

 

 

Nota:

Este projeto foi desenvolvido no ano de 2002, quando o Colégio Pequenópolis adotava o material didático do Sistema Anglo de Ensino e dispunha, em seu quadro de funcionários, de orientadores pedagógicos direcionados especialmente à Educação Infantil. Infelizmente, hoje o método foi abandonado e as iniciativas propostas aqui não foram levadas a diante. Nenhum dos autores possui qualquer vínculo atual com a instituição.