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Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações

Analysis of the writing production in Mathematics: some considerations

Resumos

Este artigo traz algumas reflexões sobre a importância da análise da produção escrita dos alunos na avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar. Para isso, apresentamos algumas análises da produção escrita de 25 alunos da 4ª. série do Ensino Fundamental, encontrada numa questão de Matemática. A análise centrou-se nos seguintes questionamentos: i) que caminhos os alunos escolhem para resolver o problema? ii) que conhecimentos matemáticos utilizam? iii) quais os erros que cometem e qual a natureza deles? iv) como utilizam as informações contidas no enunciado da questão? O texto destaca também a relevância do reconhecimento da existência de conhecimento tanto nos acertos quanto nos erros dos alunos, bem como a necessidade de que a avaliação educacional comece a ser entendida também como um meio para compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem.

Educação Matemática; avaliação em Matemática; produção escrita em Matemática; acertos e erros


This article reflects on the importance of analysing the written production of students in order to evaluate learning in school environments. An analysis is presented of the written answers that 25 students, aged 10 years old, of 4th level of Elementary School (Cambé - Paraná - Brazil), gave to a mathematical question. The analysis focused on the following areas: i) which steps the students took to solve the problem; ii) what mathematical knowledge they used; iii) what kind of mistakes they made; iv) how the students used the information provided by the question statement. The article highlights the fact that the students used some kind of mathematical knowledge even when their answers were wrong. It emphasizes evaluation as a way of improving our understanding of the teaching/learning process.

Mathematics Education; Mathematics assessment process; Mathematics written production; rightness and errors


Análise da produção escrita em matemática: algumas considerações1 1 Este artigo é uma adaptação de parte da dissertação de mestrado de Nagy Silva (2005).

Analysis of the writing production in Mathematics: some considerations

Marcia Cristina Nagy SilvaI; Regina Luzia Corio de BuriascoII

IDocente da Rede Estadual de Educação do Paraná. E-mail: marcianagy@yahoo.com.br

IIDocente da Universidade Estadual de Londrina - Paraná. E-mail: reginaburiasco@sercomtel.com.br

RESUMO

Este artigo traz algumas reflexões sobre a importância da análise da produção escrita dos alunos na avaliação da aprendizagem no cotidiano escolar. Para isso, apresentamos algumas análises da produção escrita de 25 alunos da 4ª. série do Ensino Fundamental, encontrada numa questão de Matemática. A análise centrou-se nos seguintes questionamentos: i) que caminhos os alunos escolhem para resolver o problema? ii) que conhecimentos matemáticos utilizam? iii) quais os erros que cometem e qual a natureza deles? iv) como utilizam as informações contidas no enunciado da questão? O texto destaca também a relevância do reconhecimento da existência de conhecimento tanto nos acertos quanto nos erros dos alunos, bem como a necessidade de que a avaliação educacional comece a ser entendida também como um meio para compreender melhor o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Educação Matemática. avaliação em Matemática. produção escrita em Matemática. acertos e erros.

ABSTRACT

This article reflects on the importance of analysing the written production of students in order to evaluate learning in school environments. An analysis is presented of the written answers that 25 students, aged 10 years old, of 4th level of Elementary School (Cambé - Paraná - Brazil), gave to a mathematical question. The analysis focused on the following areas: i) which steps the students took to solve the problem; ii) what mathematical knowledge they used; iii) what kind of mistakes they made; iv) how the students used the information provided by the question statement. The article highlights the fact that the students used some kind of mathematical knowledge even when their answers were wrong. It emphasizes evaluation as a way of improving our understanding of the teaching/learning process.

Keywords: Mathematics Education. Mathematics assessment process. Mathematics written production. rightness and errors.

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Artigo recebido em abril de 2005 e selecionado para publicação em outubro de 2005.

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  • 1
    Este artigo é uma adaptação de parte da dissertação de mestrado de Nagy Silva (2005).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Maio 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 2005

    Histórico

    • Recebido
      Abr 2005
    • Aceito
      Out 2005
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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