Acessibilidade / Reportar erro

Questões de interesse na história do pensamento cartesiano para a educação Matemática contemporânea

Points of interest in the history of cartesian thinking in the teaching of contemporary Mathematics

Resumos

Em que termos os cenários sociopolíticos e culturais dos séculos XVI e XVII podem fazer emergir elementos da História, bem como da Sociologia e da Filosofia da Ciência, para a ressignificação da didática das Ciências Matemáticas contemporâneas? Este artigo apresentará alguns argumentos teóricos sobre esta questão e ainda analisará em que termos a construção histórica e social do conceito de método, no pensamento cartesiano, poderá enriquecer o ensino de Matemática a partir de textos didáticos existentes no sistema escolar.

História da Ciência; Educação Matemática; pensamento cartesiano; textos didáticos


How can the social, political and cultural scenes of the XVI and XVII Centuries, as well as elements of Sociology and Philosophy of Sciences, contribute to give Mathematics teaching and learning a new contemporary significance? This article will introduce some theoretical arguments about this question and will also analyse in what form the historical and social construction of Cartesian thought may enrich the teaching of Mathematics with the already available didactic scholarly texts.

History of Sciences; Mathematics Education; cartesian thought; didactic texts


Questões de interesse na história do pensamento cartesiano para a educação Matemática contemporânea

Points of interest in the history of cartesian thinking in the teaching of contemporary Mathematics

Alexandre SilvaI; Célia Margutti do Amaral GurgelII

IProfessora Doutora do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL - Paraná. E-mail: lourdes@uel.br

IIProfessor Mestre da Faculdade de Apucarana - FAP. E-mail: dirceumestrado@yahoo.com.br

RESUMO

Em que termos os cenários sociopolíticos e culturais dos séculos XVI e XVII podem fazer emergir elementos da História, bem como da Sociologia e da Filosofia da Ciência, para a ressignificação da didática das Ciências Matemáticas contemporâneas? Este artigo apresentará alguns argumentos teóricos sobre esta questão e ainda analisará em que termos a construção histórica e social do conceito de método, no pensamento cartesiano, poderá enriquecer o ensino de Matemática a partir de textos didáticos existentes no sistema escolar.

Palavras-chave: História da Ciência. Educação Matemática. pensamento cartesiano. textos didáticos.

ABSTRACT

How can the social, political and cultural scenes of the XVI and XVII Centuries, as well as elements of Sociology and Philosophy of Sciences, contribute to give Mathematics teaching and learning a new contemporary significance? This article will introduce some theoretical arguments about this question and will also analyse in what form the historical and social construction of Cartesian thought may enrich the teaching of Mathematics with the already available didactic scholarly texts.

Keywords: History of Sciences. Mathematics Education. cartesian thought. didactic texts.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em maio de 2005 e selecionado para publição em novembro de 2005.

  • ASTOLFI, J. P; DEVELAY, M. A Didática das Ciências 7. ed. Campinas: Papirus, 2002.
  • BERDUQUE, J. et al. Las Ciencias de la Natureza através de sua própria Historia: un Proyeto Curricular para el Bachillerato. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 5., 1997, Murcia/ES. Atas.., Murcia/ES, set. 1997, p. 237-238.
  • BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997; 1998, 2000.
  • COTTINGHAM, J. Dicionário Descartes Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
  • ______. Descartes: A filosofia da mente de Descartes. São Paulo: Unesp, 1999.
  • DAVIS, P. J.; HERSH, R. O Sonho de Descartes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
  • DESCARTES, R. As Paixões da Alma. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
  • FRANCO, S. et al. Ensenãr Atitudes Científicas. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 5., 1997, Murcia/ES. Atas.., Murcia/ES, set. 1997, p. 161-162.
  • GOMES, I. Dossiê Descartes Porto: Editora Porto, 2000.
  • GURGEL, C. M. A. Por um enfoque sócio-cultural das Ciências Experimentais. Revista Electrónica de Ensenãnza de las Ciencias/REEC v. 2, n. 4, 2003. Disponível em: http:// www.saum.uvigo.es/reec
  • ______. A dimensão social das Ciências da Natureza na percepção de professores do Ensino Médio: implicações para a educação sociocultural das Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 1, n. 1, p. 96-102, 2001.
  • KUHN, T. A Estrutura das Revoluções Científicas São Paulo: Perspectiva, 1991.
  • LEMOS, K. R. F. O dito e o não dito nos livros de Matemática Marília, 2003, 124f. (Dissertação Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho".
  • LLINARES, S. Conocimiento y práctica del profesor de matemáticas: característcas de una agenda de investigación. Zetetiké, v. 7, n. 12, p. 9-36, jul/dez. 1999.
  • MARCO, B. Las revoluciones científicas y su contribuición a la visión de La Ciencia. In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE LA INVESTIGACIÓN EN LA DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS, 5., Murcia/ES. Atas.., Murcia/ES, set. 1997, p. 409-410.
  • MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da História da Matemática em questão: Argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké Cempem F. E. / Unicamp, v. 5, n. 8, p. 73-105, julho/dez, 1997.
  • PESSANHA, J. A. M. Os Pensadores: Descartes. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
  • PONTE, J. P. da. Didáticas específicas e construção do conhecimento profissional. In: CONGRESSO DE SPCE, 4., 1998, Aveiro. Conferência no IV Congresso de SPCE - Aveiro/ PT, fev. 1998.
  • SILVA, A. Matemática através da História: o cenário político-social dos séculos XVI e XVII e a construção do pensamento cartesiano. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTIFÍCA, 10., 2002, Piracicaba. Anais.., 4., Piracicaba, nov. 2002.
  • STRATHERN, P. Descartes. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
  • TARDIFF, M. Os professores enquanto sujeitos do conhecimento: subjetividade, prática e saberes no magistério. In: Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000. p. 112-128.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Dez 2005

Histórico

  • Aceito
    Nov 2005
  • Recebido
    Maio 2005
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br