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A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia

The pedagogical mediation in a scientific course as a formative reference for future teachers' practice in biology

Resumos

O trabalho enfoca a mediação pedagógica de um professor universitário no contexto de uma disciplina científica (Fisiologia) oferecida a licenciandos em Biologia. Investiga como tal mediação pode se tornar uma referência formativa para os futuros professores, particularmente por meio do processo de elaboração conceitual que o formador promove em suas aulas. Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio, bem como realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns de seus alunos. Os dados são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos pautados em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, adotando-se a análise microgenética para investigar o processo de ensino e a análise do conteúdo para os depoimentos dos alunos. Os resultados revelam que a mediação pedagógica do formador promove elaboração conceitual em seus alunos, que a consideram um exemplo a ser adotado em suas futuras atuações docentes, evidenciando o importante papel que professores universitários de disciplinas científicas específicas podem ter na formação docente inicial.

Mediação pedagógica; Formação docente em Biologia; Professor universitário


This research focuses how a lecturer's pedagogical mediation in a biological course may contribute to a future teachers' practice in Biology, particularly related to the conceptual elaboration process. The theoretical and methodological approach of the investigation is based on a historical and social framework. Data collection comprises observation and audio tape recording of the lecturer's lessons and interviews with students, which are analyzed according with microgenetic and conceptual approaches. Results reveal the importance that lecturer's pedagogical mediation may have for the initial teacher education in Biology.

Pedagogical mediation; Biological teacher education; Lecturer's teaching practice


A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia

The pedagogical mediation in a scientific course as a formative reference for future teachers' practice in biology

Lenice Heloísa de Arruda SilvaI; Roseli Pacheco SchnetzlerII

IDocente, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Programa de Pós-Graduação em Educação. <leniceheloisa@ig.com.br>

IIDocente, Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Programa de Pós-Graduação em Educação. <rpschnet@unimep.br>

RESUMO

O trabalho enfoca a mediação pedagógica de um professor universitário no contexto de uma disciplina científica (Fisiologia) oferecida a licenciandos em Biologia. Investiga como tal mediação pode se tornar uma referência formativa para os futuros professores, particularmente por meio do processo de elaboração conceitual que o formador promove em suas aulas. Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio, bem como realizadas entrevistas semi-estruturadas com alguns de seus alunos. Os dados são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos pautados em uma perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, adotando-se a análise microgenética para investigar o processo de ensino e a análise do conteúdo para os depoimentos dos alunos. Os resultados revelam que a mediação pedagógica do formador promove elaboração conceitual em seus alunos, que a consideram um exemplo a ser adotado em suas futuras atuações docentes, evidenciando o importante papel que professores universitários de disciplinas científicas específicas podem ter na formação docente inicial.

Palavras-chave: Mediação pedagógica. Formação docente em Biologia. Professor universitário.

ABSTRACT

This research focuses how a lecturer's pedagogical mediation in a biological course may contribute to a future teachers' practice in Biology, particularly related to the conceptual elaboration process. The theoretical and methodological approach of the investigation is based on a historical and social framework. Data collection comprises observation and audio tape recording of the lecturer's lessons and interviews with students, which are analyzed according with microgenetic and conceptual approaches. Results reveal the importance that lecturer's pedagogical mediation may have for the initial teacher education in Biology.

Keywords: Pedagogical mediation. Biological teacher education. Lecturer's teaching practice.

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Artigo recebido em janeiro de 2006 e aceito em abril de 2006.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2006
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