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O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular

The maths teacher and the production of curricular management knowledge

Resumos

O presente artigo coloca o professor enquanto ator numa comunidade de prática (LLINARES, 2000), dentro da qual desenvolve tarefas diversas com o objetivo de atingir os objetivos curriculares - práticas de gestão curricular (PONTE e SERRAZINA, 2004). Apresenta o que Tardif (2000) chama de saberes docentes, relacionando-os com os conhecimentos-na-ação relativos à prática letiva (PONTE, 1995). Com isso, analisa alguns momentos da prática de uma professora da 8a série do Ensino Fundamental, especialmente a apresentação de uma tarefa, um exercício algorítmico (informações coletadas no âmbito de uma pesquisa de mestrado, do qual este texto é fruto), refletindo sobre as potencialidades do professor como produtor de saberes para o ensino de matemática.

Ensino-aprendizagem; Saberes-fazeres-dizeres; Prática profissional do professor; Educação matemática


This article sees the teacher as an actor in a community of practice (LLINARES, 2000), where he/she carries out several tasks to achieve curricular objectives - curricular management practices (PONTE e SERRAZINA, 2004). It introduces what Tardiff (2000) calls “teachers knowledge”, relating it to “knowledge in action” in teaching practice (PONTE, 1995). From this standpoint, it analyzes some moments of practice of an 8th grade Elementary School teacher, specially during the presentation of an algorithm task ( information collected during a Master Degree research, from which this text originated), providing some reflection on the potentialities of the teacher as the producer of Math teaching knowledge.

Teaching and learning; Knowledge-actions-sayings; Teacher professional practice; Mathematics education


O professor de matemática e a produção de saberes sobre a gestão curricular

The maths teacher and the production of curricular management knowledge

Marcos Antonio Gonçalves JúniorI; Regina Luzia Corio de BuriascoII

IDocente, Universidade do Oeste do Paraná (Unoeste), curso de Licenciatura em Matemática. <margonjunior@yahoo.com.br>

IIDocente,Universidade Estadual de Londrina (Uel), Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática e Programa de Mestrado em Educação. <reginaburiasco@terra.com.br>

RESUMO

O presente artigo coloca o professor enquanto ator numa comunidade de prática (LLINARES, 2000), dentro da qual desenvolve tarefas diversas com o objetivo de atingir os objetivos curriculares – práticas de gestão curricular (PONTE e SERRAZINA, 2004). Apresenta o que Tardif (2000) chama de saberes docentes, relacionando-os com os conhecimentos-na-ação relativos à prática letiva (PONTE, 1995). Com isso, analisa alguns momentos da prática de uma professora da 8a série do Ensino Fundamental, especialmente a apresentação de uma tarefa, um exercício algorítmico (informações coletadas no âmbito de uma pesquisa de mestrado, do qual este texto é fruto), refletindo sobre as potencialidades do professor como produtor de saberes para o ensino de matemática.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Saberes-fazeres-dizeres. Prática profissional do professor. Educação matemática.

ABSTRACT

This article sees the teacher as an actor in a community of practice (LLINARES, 2000), where he/she carries out several tasks to achieve curricular objectives – curricular management practices (PONTE e SERRAZINA, 2004). It introduces what Tardiff (2000) calls “teachers knowledge”, relating it to “knowledge in action” in teaching practice (PONTE, 1995). From this standpoint, it analyzes some moments of practice of an 8th grade Elementary School teacher, specially during the presentation of an algorithm task ( information collected during a Master Degree research, from which this text originated), providing some reflection on the potentialities of the teacher as the producer of Math teaching knowledge.

Keywords: Teaching and learning. Knowledge-actions-sayings. Teacher professional practice. Mathematics education.

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Artigo recebido em novembro de 2005 e aceito em março de 2006.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Abr 2006

Histórico

  • Aceito
    Mar 2006
  • Recebido
    Nov 2005
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