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Ciência & Educação (Bauru)

Print version ISSN 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X

Ciênc. educ. (Bauru) vol.12 no.1 Bauru Jan./Apr. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000100009 

Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces

 

Discursive textual analysis: a multiple face recontructive process

 

 

Roque MoraesI; Maria do Carmo GaliazziII

IDocente, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Faculdade de Química e Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências. <searom@pucrs.br>
IIDocente, Universidade Federal do Rio Grande, Departamento de Química e Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental. <mcgaliazzi@yahoo.com.br>

 

 


RESUMO

O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa que permite quatro reconstruções concomitantes: 1. do entendimento de ciência e de seus caminhos de produção; 2. do objeto da pesquisa e de sua compreensão; 3. da competência de produção escrita; 4. do sujeito pesquisador. Argumenta-se que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.

Palavras-chave: Análise textual discursiva. Paradigma emergente. Autoria.


ABSTRACT

The paper describes the result of qualitative research of two graduate programs that used in their researches an analytical approach called “discursive textual analysis”. This methodology produced four simultaneous results: 1 a reconstruction of the understanding of science and its ways of production; 2 the reconstruction of the research object and its comprehension; 3 the reconstruction of the competence in writing; 4 the reconstruction of the research itself. The authors argue that discursive textual analysis produces an environment in which different elements are reconstructed, especially the understanding of meaning production in science and a continuous transformation of the research itself.

Keywords: Discursive textual analysis. Emergent paradigm. Authorship.


 

 

Texto completo disponible sólo en PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

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Artigo recebido em fevereiro de 2006 e aceito em abril de 2006.

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