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O ensino de Física para deficientes visuais a partir de uma perspectiva fenomenológica

The Physics education for visually impaired people from a phenomenological perspective

Resumos

O ensino de Física para pessoas com deficiência visual é investigado a partir da perspectiva do professor de deficientes visuais e dos estudantes deficientes visuais. Professores de deficientes visuais e estudantes com deficiência visual são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. O resultado da análise das entrevistas serve de subsídio para o aperfeiçoamento do atual ensino de física das pessoas com deficiência visual.

ensino de Física; deficiência visual; inclusão escolar


Physics education for visual impairment is investigated in this paper. Teachers of visually impaired students and visually impaired students were interviewed with questions about the teaching and learning of science. The results reveal elements that need to be considered in the physics teaching to visually impaired students.

Physics education; visual impairment; inclusion education


O ensino de Física para deficientes visuais a partir de uma perspectiva fenomenológica

The Physics education for visually impaired people from a phenomenological perspective

Luciano Gonsalves CostaI; Marcos Cesar Danhoni NevesI; Dante Augusto Couto BaroneII

IDepartamento de Física; Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: luciano@dfi.uem.br; macedane@yahoo.com

IIInstituto de Informática; Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). E-mail: barone@inf.ufrgs.br

RESUMO

O ensino de Física para pessoas com deficiência visual é investigado a partir da perspectiva do professor de deficientes visuais e dos estudantes deficientes visuais. Professores de deficientes visuais e estudantes com deficiência visual são entrevistados sobre questões inerentes ao estar ensinando ou ao estar aprendendo ciências. O resultado da análise das entrevistas serve de subsídio para o aperfeiçoamento do atual ensino de física das pessoas com deficiência visual.

Palavras-chave: ensino de Física. deficiência visual. inclusão escolar.

ABSTRACT

Physics education for visual impairment is investigated in this paper. Teachers of visually impaired students and visually impaired students were interviewed with questions about the teaching and learning of science. The results reveal elements that need to be considered in the physics teaching to visually impaired students.

Keywords: Physics education. visual impairment. inclusion education.

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Artigo recebido em setembro de 2005 e aceito em março de 2006.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2006

Histórico

  • Recebido
    Set 2005
  • Aceito
    Mar 2006
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