Resumos
Aborda-se a análise de uma atividade de ensino de Física elaborada e aplicada a alunos com deficiência visual, parte de uma pesquisa realizada sobre o tema. Sua estrutura fundamentou-se na busca de soluções a um problema aberto (possível colisão entre um carro e um trem), e seu desenvolvimento prático constituiu-se em dois momentos: No primeiro momento, os alunos ouviram a gravação de uma situação problemática que enfocava o movimento de um carro e de um trem; no segundo momento, por meio de um debate, os alunos descreveram observações, apresentaram suas diferentes interpretações para a situação problema, e propuseram soluções para a questão contida na referida situação. Pretende-se que os resultados aqui apresentados contribuam com o ensino de Física de alunos com a citada deficiência.
ensino de Física; deficiência visual; atividade de ensino; problemas abertos; evento sonoro
We report here an analysis of a physical teaching activity for blind students, within a research carried out on this subject. Its structure is based on seeking solutions for a unstructured problem (possible collision between a car and a train). Its development consists on two moments: first the students listened to a record of a car and a train in movement; then the students described their observation, showing different interpretations for the same situation and suggested solutions for the problem. We intend that the results presented in this paper can contribute to help physics teaching for blind students.
Physics teaching; blind students; teaching activity; unstructured problem; sound event
O ensino de física no contexto da deficiência visual: análise de uma atividade estruturada sobre um evento sonoro - posição de encontro de dois móveis
The Physics teaching in the visual deficiency context: analysis of an activity concerning to a sonorous event - position of meeting of two bodies
Eder Pires de CamargoI; Dirceu da SilvaII
IDoutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP. E-mail: camargoep@lpnet.com.br Apoio: FAPESP
IIProfessor Doutor da Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. E-mail: dirceu@unicamp.br
RESUMO
Aborda-se a análise de uma atividade de ensino de Física elaborada e aplicada a alunos com deficiência visual, parte de uma pesquisa realizada sobre o tema. Sua estrutura fundamentou-se na busca de soluções a um problema aberto (possível colisão entre um carro e um trem), e seu desenvolvimento prático constituiu-se em dois momentos: No primeiro momento, os alunos ouviram a gravação de uma situação problemática que enfocava o movimento de um carro e de um trem; no segundo momento, por meio de um debate, os alunos descreveram observações, apresentaram suas diferentes interpretações para a situação problema, e propuseram soluções para a questão contida na referida situação. Pretende-se que os resultados aqui apresentados contribuam com o ensino de Física de alunos com a citada deficiência.
Palavras-chave: ensino de Física. deficiência visual. atividade de ensino. problemas abertos. evento sonoro.
ABSTRACT
We report here an analysis of a physical teaching activity for blind students, within a research carried out on this subject. Its structure is based on seeking solutions for a unstructured problem (possible collision between a car and a train). Its development consists on two moments: first the students listened to a record of a car and a train in movement; then the students described their observation, showing different interpretations for the same situation and suggested solutions for the problem. We intend that the results presented in this paper can contribute to help physics teaching for blind students.
Key words: Physics teaching. blind students. teaching activity. unstructured problem. sound event.
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Artigo recebido em dezembro de 2005 e aceito em julho de 2006.
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
26 Maio 2009 -
Data do Fascículo
Ago 2006
Histórico
-
Aceito
Jul 2006 -
Recebido
Dez 2005