SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2A study of the usage of information in text books from the beginning grades of elementary teachingResearchers-mentors' views about a High School students scientific training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência & Educação (Bauru)

On-line version ISSN 1980-850X

Ciênc. educ. (Bauru) vol.12 no.2 Bauru May/Aug. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132006000200006 

Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas*

 

Background of teachers and educators for approach to sexual education at schools: what research works show

 

 

Regina Célia Pinheiro da SilvaI; Jorge Megid NetoII

IProfessora Assistente Mestre do Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté, UNITAU, Taubaté, SP. E-mail: reginacps@superig.com.br
IIProfessor Doutor da Faculdade de Educação da Unicamp. E-mail: megid@unicamp.br

 

 


RESUMO

Este artigo estuda as produções de pós-graduação brasileiras sobre formação de professores/ educadores para o trabalho com Educação Sexual nos vários níveis escolares, com objetivo de conhecer e apontar as principais tendências dessa produção. A metodologia baseou-se na pesquisa do estado da arte, identificando 65 teses e dissertações que são descritas e analisadas, entre outros itens, quanto aos modelos de formação inicial e continuada, características e concepções/representações dos profissionais, elementos teóricos, históricos e curriculares tratados nas pesquisas. Resultados apontam profissionais despreparado,s tanto na formação inicial quanto na continuada.

Palavras-chave: educação sexual. formação inicial e continuada de professores/educadores. estado da arte.


ABSTRACT

This paper deals with Brazilian postgraduate research outcomes on teachers and educators training to approach sexual education at school, aiming to know and point out its main tendencies. The methodology used in the study was the state of the art research, through the identification of 65 thesis and master degrees' dissertations which are described and analyzed, according to initial and continuous teacher's forming models; professional's features and conceptions/representations; theoretical, historical and curricular elements studied in these researches. Research outcomes show unprepared professionals in term of initial formation as well as continuous schooling.

Keywords: sexual education. teachers' and educators' initial and continuous schooling. state of art.


 

 

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

 

 

Referências

BAGNATO, M. H. S. A contribuição educativa dos programas de saúde na 5a série do 1o grau. São Paulo. 1987. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação e Ciências Humanas, UFSCar.         [ Links ]

BAPTISTA, D. M. T. O debate sobre o uso de técnicas qualitativas e quantitativas de pesquisa. In: MARTINELLI, M. L. (Org.). Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999.         [ Links ]

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais (3º e 4º ciclos): introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1998.         [ Links ]

FERREIRA, N. S. A. Pesquisa em leitura: um estudo dos resumos de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas no Brasil, de 1980 a 1995. São Paulo. 1999. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp.         [ Links ]

FIGUEIRÓ, M. N. D. Educação Sexual no Brasil: estado da arte de 1980-1993. São Paulo. 1995. 272f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, USP.         [ Links ]

FRACALANZA, H. O que sabemos para livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. São Paulo. 1993. 241f. + anexos. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp.         [ Links ]

FRUET, M. S. B. Adolescência, sexualidade e aids. São Paulo. 1995. 125f. Dissertação Formação de professores e educadores... (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp.         [ Links ]

GAMBOA, S. A. S. Epistemologia da pesquisa em educação: estruturas lógicas e tendências metodológicas. São Paulo. 1987. 228f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp.         [ Links ]

LÜDKE, M. Pesquisa em educação: conceitos, políticas e práticas. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 2000. p. 23-32.         [ Links ]

MEGID NETO, J. (Org.). O ensino de Ciências no Brasil: catálogo analítico de teses e dissertações 1972-1995. Campinas: Faculdade de Educação/Cedoc, Unicamp, 1998.         [ Links ]

______. Tendências da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Ciências no nível fundamental. São Paulo. 1999. 114f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp.         [ Links ]

RIBEIRO, P. R. M. Uma contribuição ao estudo da sexualidade humana e da educação sexual. São Paulo. 1989. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp.         [ Links ]

SAYÃO, Y. Orientação sexual na escola: os territórios possíveis e necessários. In: AQUINO, J. G. (Org.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997. p. 107-117.         [ Links ]

SCHIAVO, M. R.; SILVA, M. do C. de A. Educação Sexual: história, conceitos & metodologia. In: SILVA, M. do C. de A.; SERAPIÃO, J. J.; JURBERG, P. Sexologia: interdisciplinaridade nos modelos clínicos, educacionais e na pesquisa. Rio de Janeiro: Universidade Gama Filho, 1997. p. 149-189.         [ Links ]

SCHUSSEL, D. R.. Educação Sexual: análise de opiniões de diferentes segmentos sociais. São Paulo. 1982. 114f. Dissertação (Mestrado em Educação), PUC-SP.         [ Links ]

VERARDO, M. T. V. A sexualidade educada: nota crítica sobre pressupostos teóricos e projetos empíricos. São Paulo. 1989. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp.         [ Links ]

 

 

Artigo recebido em abril de 2006 e aceito em julho de 2006.

 

 

* Este artigo tem base na dissertação de mestrado "Pesquisas sobre formação de professores/educadores para abordagem da Educação Sexual na escola", defendida em fevereiro de 2004 na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP, por Regina Célia Pinheiro da Silva.