Acessibilidade / Reportar erro

Cautela ao usar imagens em aulas de ciências

Caution when using images during science lessons

Resumos

O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino.

formação de professores; imagens; linguagem; discurso


The use of images in the teaching of sciences is quite a routine. Research has been showing the necessity of teaching the reading of images since their reading is not straightforward. As with any other resource, the teacher has an indispensable role, direct or indirect, in the way images work in the classroom context. Beyond of those presuppositions, it was considered that the reading of images depends on the historically-built conditions. The subject is part of those conditions. So, it is fundamental that we think about the role of teacher education courses in the understanding of the manner of mediation of the use of images when teaching science. In this work we analyzed in what aspects a short duration course of in-service teacher education influenced teachers' relationship with the images, their representations and possible actions in classroom. At the end of the course it was realised that there were changes in the ways teachers thought about images and in their relationship with images within science teaching and learning processes.

teacher education programmes; images; language; discourse


Cautela ao usar imagens em aulas de ciências

Caution when using images during science lessons

Henrique César da SilvaI; Erika ZimmermannII; Maria Helena da Silva CarneiroIII; Maria Luiza GastalIV; Webster Spiguel CassianoV

IInstituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP. Este autor agradece ao Curso de Física da Universidade Católica de Brasília pelo apoio concedido na realização de parte deste trabalho. E-mail: henriquecsilva@ige.unicamp.br

IIFaculdade de Educação, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF. E-mail: erika@unb.br

IIIFaculdade de Educação, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF. E-mail: mhsilcar@unb.br

IVInstituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF. E-mail: gastal@unb.br

VSecretaria de Educação a Distância, Ministério da Educação, Brasília, DF. E-mail: webster.cassiano@gmail.com

RESUMO

O uso de imagens no ensino de Ciências é absolutamente rotineiro. Pesquisas têm mostrado que a leitura de imagens precisa ser ensinada, pois elas não são transparentes. Como qualquer outro recurso, o professor tem um papel, intencional ou não, direto ou indireto, no modo como as imagens funcionam em sala de aula. Além desses pressupostos, considerou-se que a leitura de imagens depende de condições sócio-historicamente construídas. O sujeito faz parte dessas condições. Essas idéias nos mostram a necessidade de se estudar com mais profundidade o papel da formação de professores na constituição dos modos de mediação do uso de imagens no ensino de Ciências. Com base nesses pressupostos, analisamos em que aspectos um curso de formação continuada de curta duração influenciou a relação dos professores com as imagens, suas representações e possíveis ações em sala de aula. Mostramos que houve deslocamentos nos modos como os professores se relacionam com as imagens e como significam sua relação com o ensino.

Palavras-chave: formação de professores. imagens. linguagem. discurso.

ABSTRACT

The use of images in the teaching of sciences is quite a routine. Research has been showing the necessity of teaching the reading of images since their reading is not straightforward. As with any other resource, the teacher has an indispensable role, direct or indirect, in the way images work in the classroom context. Beyond of those presuppositions, it was considered that the reading of images depends on the historically-built conditions. The subject is part of those conditions. So, it is fundamental that we think about the role of teacher education courses in the understanding of the manner of mediation of the use of images when teaching science. In this work we analyzed in what aspects a short duration course of in-service teacher education influenced teachers' relationship with the images, their representations and possible actions in classroom. At the end of the course it was realised that there were changes in the ways teachers thought about images and in their relationship with images within science teaching and learning processes.

Keywords: teacher education programmes. images. language. discourse.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em setembro de 2005 e aceito em abril de 2006.

  • AMADOR, F.; CARNEIRO, M. H. O papel das imagens nos manuais escolares de ciências naturais do ensino básico: uma análise do conceito de evolução. Revista de Educação, v. 8, n. 2, p. 119-129, 1999.
  • CARNEIRO, M. H. S. As imagens no livro didático. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1., 1997, Águas de Lindóia (SP). Atas ..., 1997, p. 366-373.
  • CASSIANO, W. S. Análise de imagens em livros didáticos de Física Brasília. 2002. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de Brasília.
  • COLIN, P.; CHAUVET, F.; VIENNOT, L. Reading images in optics: students' difficulties and teachers' views. International Journal of Science Education, v. 24, n. 3, p. 313-332, 2002.
  • DEY, I. Qualitative data analysis: a user friendly guide for social scientists. London: Routledge, 1993. 285p.
  • FIORENTINI, D. A didática e a prática de ensino mediadas pela investigação sobre a prática. In: ROMANOWSKI, J. P. et al. (Orgs.) Conhecimento local e conhecimento universal: pesquisa, didática e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004. p. 243-257.
  • GOYA – História Geral da Arte. Os grandes gênios da pintura Delta Image, Ediciones del Prado, 1995, 1 fita de vídeo (30 min), VHS, son., color, dublado.
  • JEAN-BAPTISTE, M.; CARNEIRO, M. H. S. Les images dans l'ensignement des Sciences. In: Journées Internationales sur la Commucation, L'Éducation et la Culture Scientifiques et Industrielles Chamonix, março 2002.
  • MARTINS, I. O papel das representações visuais no ensino-aprendizagem de ciências. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 1., 1997, Águas de Lindóia (SP). Atas ..., 1997, p. 366-373.
  • ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
  • PÊCHEUX, M. Analyse authomatique du discours Paris: Dunod, 1969.
  • SICARD, M. Os paradoxos da imagem Rua, n. 6, p. 25-36, 2000.
  • SILVA, H. C. Lendo imagens na educação científica: construção e realidade. Pro-Posições, v. 17, n. 1 [49], p. 71-83, jan./abr., 2006.
  • ______. Discursos e leituras da física na escola: uma abordagem introdutória da síntese newtoniana para o ensino médio. Brasília: Universa, 2004. 304p.
  • SILVA, H. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Contribuições da análise de discurso para a compreensão do funcionamento de imagens em aulas de física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS , 3., 2001, Atibaia, SP. Atas .. Atibaia: ABRAPEC, 2001. 1 CD-ROM.
  • SILVA, H. C.; ALMEIDA, M. J. P. M. Condições de produção da leitura em aulas de física no ensino médio: um estudo de caso. In: ALMEIDA, M. J. P. M.; SILVA, H. C. (Orgs.) Linguagens, leituras e ensino da ciência. Campinas/SP: Mercado de Letras/Associação de Leitura do Brasil, 1998. p. 131-162.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    26 Maio 2009
  • Data do Fascículo
    Ago 2006

Histórico

  • Recebido
    Set 2005
  • Aceito
    Abr 2006
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br