Acessibilidade / Reportar erro

Ciências e seu ensino: o que dizem os cientistas e os livros didáticos sobre o HIV/AIDS?

Science and its teaching: what scientists and textbooks say on HIV/AIDS?

Resumos

O objetivo deste artigo é apresentar a análise de dois discursos sobre o mesmo tema, HIV/ Aids, em textos de divulgação científica e em textos didáticos destinados ao ensino de ciências. A análise dos discursos foi feita mediante os estudos sobre o papel das figuras de retórica, em especial, a metáfora nos modelos científicos e pedagógicos. A conclusão das autoras é que os dois discursos são muito distantes e o modelo pedagógico do discurso dos livros didáticos não tem vínculo com as descobertas científicas.

HIV/SIDA; análise de discurso; figuras de retórica


Two discourses on the HIV/AIDS theme in newspaper texts and in scientific textbooks for secondary schools were analyzed. Investigation of the discourses suggested studies on the role of figures of speech, especially metaphors, in scientific and pedagogical models. Results showed that the discourses are wide apart since the pedagogical model of the textbook discourse does not have any link to scientific discoveries.

HIV/AIDS; analysis of discourses; figures of speech


Ciências e seu ensino: o que dizem os cientistas e os livros didáticos sobre o HIV/AIDS?* * Parte da pesquisa Estudo da retórica e sua aplicação na educação, coordenada por Marta Bellini no Mestrado em Educação para a Ciência, Universidade Estadual de Maringá, e do desenvolvimento da dissertação de mestrado de Priscila Caroza Frasson.

Science and its teaching: what scientists and textbooks say on HIV/AIDS?

Marta BelliniI; Priscila Caroza FrassonII

IProfessora, Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Educação para a Ciência e Ensino da Matemática; Professora, Departamento de Saúde e Educação, Fundação Faculdades Luiz Meneghel, Bandeirantes, PR. E-mail: martabellini@uol.com.br

IIProfessora, Departamento de Saúde e Educação, Fundação Faculdades Luiz Meneghel, Bandeirantes, PR. E-mail: cfrasson@yahoo.com.br

RESUMO

O objetivo deste artigo é apresentar a análise de dois discursos sobre o mesmo tema, HIV/ Aids, em textos de divulgação científica e em textos didáticos destinados ao ensino de ciências. A análise dos discursos foi feita mediante os estudos sobre o papel das figuras de retórica, em especial, a metáfora nos modelos científicos e pedagógicos. A conclusão das autoras é que os dois discursos são muito distantes e o modelo pedagógico do discurso dos livros didáticos não tem vínculo com as descobertas científicas.

Palavras-chave: HIV/SIDA. análise de discurso. figuras de retórica.

ABSTRACT

Two discourses on the HIV/AIDS theme in newspaper texts and in scientific textbooks for secondary schools were analyzed. Investigation of the discourses suggested studies on the role of figures of speech, especially metaphors, in scientific and pedagogical models. Results showed that the discourses are wide apart since the pedagogical model of the textbook discourse does not have any link to scientific discoveries.

Key words: HIV/AIDS. analysis of discourses. figures of speech.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em junho de 2006 e aceito em novembro de 2006

  • ANDRADE, B. L.; FERRARI, N. As analogias e metáforas no Ensino de Ciências à luz da epistemologia de Gaston Bachelard. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, 2002. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v2_2/ beatrice.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2006.
  • BASTOS, F. I.; TELLES, P.; HACKER, M. Uma década de pesquisas sobre usuários de drogas injetáveis & HIV/AIDS no Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: <http://www.aids.gov.br/final/biblioteca/avalia8/rio/parteI/brasil.htm>. Acesso em: 30 nov. 2005.
  • BASTOS, F. I.; BOSCHI-PINTO, C.; TELLES, P. R.; LIMA, E. O não dito da Aids. Cad. Saúde Pública, v. 9, n. 1, p. 90-96, 1993.
  • BELLINI, M.; FRASSON, P. C. A metáfora GUERRA na comunicação das idéias de HIV/ Aids em livros didáticos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, n. 217, p. 1-16, dez. 2006.
  • BICUDO, F. Os truques do HIV. Boletim Agência Fapesp, São Paulo, mar. 2006. Disponível em: <http://www.agencia.fapesp.br/boletim_dentro.php?data%5Bid_materia_ boletim% 5D=5216>. Acesso em: 16 mar. 2006.
  • BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Coordenação Nacional de DST e Aids. Controle de infecções e a prática odontológica em tempos de aids. Manual de Condutas. Brasília. Ministério da Saúde, 2000. Disponível em: <http://dtr2004.saude.gov.br/dab/saudebucal/publicacoes/manual_odonto1.pdf>. Acesso em: 30 nov. 2005.
  • BRITO, A. M.; CASTILHO, E. A.; SZWARCWALD, C. L. AIDS e infecção pelo HIV no Brasil: uma epidemia multifacetada. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, v. 34, n. 2, p. 207-217, 2001.
  • CAPRIA, M. M. Scienza e Democrazia. Nápoles: Liguori Editore, 2003.
  • CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D.. Formação de professores de Ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
  • CONTENÇAS, P. A eficácia da metáfora na produção da Ciência. O caso da Genética. Lisboa: Editora Instituto Piaget, 1999.
  • DELICATO, L. S. O papel dos co-receptores CCRS e CXCR4 na infecção pelo vírus HIV.Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia em Enfermagem) Curso de Enfermagem, Fundação Faculdades Luiz Meneghel, Bandeirantes, 2005.
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
  • DUESBERG, P. H. Aids acquired by drug consumption and other noncontagious risk factors. Pharmac. Ther., v. 55, p. 201-277, 1992.
  • FARIA, G. O inferno africano. Revista Fórum, nº 5, 2002. Disponível em: <http://www.revistaforum.com.br/revista/5/africa.htm>. Acesso em: 30 nov. 2005.
  • FERNANDES, J. C. Práticas educativas para a prevenção da HIV/Aids: aspectos conceituais. Cad. Saúde Pública, v. 10, n. 2, p. 171-180, 1994.
  • GALAGOVSKY, L. R.; BÓNAN, L.; ADÚRIZ-BRAVO, A.. Problemas con el lenguaje científico en la escuela. Un análisis desde la observación de clases de ciencias naturales. Enseñanza de Las Ciencias, v. 16, n. 2, p. 315-321, 1998. Disponível em: <http://www.bib.uab.es/ pub/ensenanzadelasciencias/02124521v16n2p315.pdf>. Acesso em 02 set. 2005.
  • JANEWAY, C. A.; TRAVERS, P.; WALPORT, M.; SHLOMCHIK, M. Imunobiologia: o sistema imune na saúde e na doença. 5. ed. São Paulo: Artmed, 2002.
  • LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas de vida cotidiana. Campinas: Mercado das Letras/ EDUC, 2002.
  • LANZARINI, J. HIV não existe. É possível? Muitos acreditam que sim. Revista Viração e Projeto Agente Jovem, 2005. Disponível em: http://www.revistaviracao.com.br/forum/materia_02_02_2. Acesso em: 13 nov. 2005.
  • LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: Ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: Eduerj, 1999.
  • LOPES, A. R. C. Organização do conhecimento escolar: analisando a disciplinaridade e a integração. In: CANDAU, V. M. (Org.). Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2000.
  • MARTINI, J. G. Representações associadas à AIDS na escola básica. UNISINOS, 2002. Disponível em: <http://170.210.130.8/completos/corredor/corredef/comid/GUEMARTI. HTM>. Acesso em: 15 nov. 2005.
  • MAZZOTTI, T. Didacografia, a arte de ensinar tudo a todos. Comunicação on-line <tmazzotti@mac.com> em 26 set. 2005.
  • NUBIOLA, J. El valor cognitivo de las metáforas. Cuadernos de Anuario Filosófico, n. 103, p. 73-84, Pamplona, 2000. Disponível em: <http://www.unav.es/users/valor cognitivometaforas. html>. Acesso em: 23 set. 2005.
  • PETROBRÁS. Aids atinge 600 mil no Brasil, mais de 200 mil são mulheres, 2005. Disponível em: <http://ouvidoria.petrobras.com.br/PaginaDinamica.asp?Grupo=253& Publicacao= 648&APRES=PUBL>. Acesso em: 30 nov. 2005.
  • REBOUL, O. Introdução à retórica. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  • ROITT, I.; BROSTOFF, J.; MALE, D.. Imunologia. 6. ed. São Paulo: Manole, 2003.
  • SANTOS, A.; SANTOS, L. M. Histórico da AIDS: uma história de lutas, decepções, guerra de vaidades e coragem, 1999. Disponível em: <http://www.boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc. cfm?LibDocID=3838&ReturnCatID=59>. Acesso em: 15 nov. 2005.
  • SHILTS, R. O prazer com risco de vida. Record: Rio de Janeiro, 1987.
  • SIEMONS, H. S. Discriminações aos portadores do vírus da AIDS, 2005. Disponível em: <http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/revistaspge/revista2/artigo4.htm>. Acesso em: 18 nov. 2005.
  • SOUZA, M. V. N. Fuzeon, o primeiro medicamento anti-HIV denominada inibidores de fusão. Rev. Bras. Farm., v. 86, n. 3, p.112-116, 2005.
  • UNAIDS. Disponível em: <http://www.unaids.org/wad2004/EPI_1204_pdf_en/Chapter11_ maps_en.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2005.
  • *
    Parte da pesquisa Estudo da retórica e sua aplicação na educação, coordenada por Marta Bellini no Mestrado em Educação para a Ciência, Universidade Estadual de Maringá, e do desenvolvimento da dissertação de mestrado de Priscila Caroza Frasson.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Maio 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 2006

    Histórico

    • Aceito
      Nov 2006
    • Recebido
      Jun 2006
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
    E-mail: revista@fc.unesp.br