Acessibilidade / Reportar erro

A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio

New Biology and genetics in High School science textbooks

Resumos

Pesquisas têm demonstrado que o livro didático tem papel determinante na organização curricular e na prática pedagógica dos professores. O livro didático precisa, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), contemplar conhecimentos modernos em um contexto de historicidade, discutindo, paralelamente, temas de apelo social. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de acordo com o padrão de atualização, utilizando a Biologia como modelo. Os resultados sugerem que os atuais livros didáticos não estão atualizados no estudo dos temas considerados essenciais para perfeito entendimento e aquisição de informações associadas ao rápido avanço do conhecimento na área da Nova Biologia. Aponta-se para o fato de que necessitam de reformulação e atualizações com textos modernos, que promovam mudanças conceituais.

livro didático; Nova Biologia; Ensino Médio


Recent research has demonstrated that Science textbooks have a determining role in curricular organization and that teachers use them to compose their classes, activities, and exams. The National Programs for High School Curriculum Parameters (PCNEM) has infuenced Brazilian education since 1999, bringing updated concepts of Biology and genetics, including themes such as transgenics, gene therapy, cloning, stem cell and paternity testing into the curriculum. The teaching of High School is challenging because of the need to contemplate both classic and modern knowledge within a historical context that simultaneously discusses appealing social themes. The current study analyzed how up-to-date the current High School textbooks are, using the Biology as a model. The themes included in the so-called New Biology was analyzed because they are essential to a good understanding of modern concepts of great social significance. The results suggest that the current textbooks are not up-to-date concerning the themes considered essential for perfect understanding and acquisition of suitable information which is part of the fast progress of knowledge in the area of New Biology and need reformulation and updating, through the introduction of current modern themes that promote conceptual change.

didactic book; new biology; High School teaching


A nova (moderna) biologia e a genética nos livros didáticos de biologia no ensino médio* * O artigo reflete parte do projeto de mestrado desenvolvido por Márcia Cristina Xavier sob orientação do Dr. Milton Ozório Moraes, Programa de Pós-Graduação de Ensino em Biociências e Saúde (PPG-EBS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

New Biology and genetics in High School science textbooks

Márcia Cristina Fernandes XavierI; Alexandre de Sá FreireII; Milton Ozório MoraesIII

IMestranda, PPG-EBS, Fiocruz. E-mail: marciaxavier2001@yahoo.com.br

IIDoutorando, PPG-EBS, Fiocruz. E-mail: alefreire2001@yahoo.com.br

IIIPesquisador Adjunto, Laboratório de Hanseníase, Departamento de Micobacterioses, Instituto Oswaldo Cruz,, Fiocruz. E-mail: mmoraes@fiocruz.br

RESUMO

Pesquisas têm demonstrado que o livro didático tem papel determinante na organização curricular e na prática pedagógica dos professores. O livro didático precisa, como sugerem os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), contemplar conhecimentos modernos em um contexto de historicidade, discutindo, paralelamente, temas de apelo social. Esta pesquisa analisou os livros didáticos de acordo com o padrão de atualização, utilizando a Biologia como modelo. Os resultados sugerem que os atuais livros didáticos não estão atualizados no estudo dos temas considerados essenciais para perfeito entendimento e aquisição de informações associadas ao rápido avanço do conhecimento na área da Nova Biologia. Aponta-se para o fato de que necessitam de reformulação e atualizações com textos modernos, que promovam mudanças conceituais.

Palavras-chave: livro didático. Nova Biologia. Ensino Médio.

ABSTRACT

Recent research has demonstrated that Science textbooks have a determining role in curricular organization and that teachers use them to compose their classes, activities, and exams. The National Programs for High School Curriculum Parameters (PCNEM) has infuenced Brazilian education since 1999, bringing updated concepts of Biology and genetics, including themes such as transgenics, gene therapy, cloning, stem cell and paternity testing into the curriculum. The teaching of High School is challenging because of the need to contemplate both classic and modern knowledge within a historical context that simultaneously discusses appealing social themes. The current study analyzed how up-to-date the current High School textbooks are, using the Biology as a model. The themes included in the so-called New Biology was analyzed because they are essential to a good understanding of modern concepts of great social significance. The results suggest that the current textbooks are not up-to-date concerning the themes considered essential for perfect understanding and acquisition of suitable information which is part of the fast progress of knowledge in the area of New Biology and need reformulation and updating, through the introduction of current modern themes that promote conceptual change.

Key words: didactic book, new biology, High School teaching.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em abril de 2006 e aceito em outubro de 2006

  • AMARAL, I. A.; MEGID-NETO, J. Qualidade do livro didático de Ciências: o que define e quem define? Ciência & Ensino, n. 2, p. 13-14, 1997.
  • BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL Parâmetros Curriculares Nacionais - Ensino Médio (PCNEM) Brasília: MEC/SEF, 2000.
  • FRANCO, M. L. P. B. O livro didático e o Estado. ANDE, ano I, n. 5, p. 19-24, 1992.
  • FREITAG, B.; COSTA, W. F.; MOTTA, V. R. O livro didático em questão 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
  • GAYÁN, E.; GARCÍA, P. E. Como escoger un libro de texto? Desarrollo de un instrumento para evaluar los libros de texto de ciencias experimentales. Enseñanza de las Ciencias, número extra, V Congresso, p. 249-250, 1997.
  • GRIFFITHS, A. J. F.; MILLER, J. H.; SUZUKI, D. T.; LEWONTIN, R. C.; GELBART, W. M.. An introduction to Genetic Analysis 6. ed. Nova York: W. H. Freeman and Company, 2001.
  • LORETO, E. L. S.; SEPEL, L. M. N. A escola na era do DNA e da Genética. Ciência e Ambiente, v. 26, p.149-156, 2003.
  • MACEDO, E. Imagem e pesquisa em educação: currículo e cotidiano escolar: O livro didático como dispositivo curricular. Rev. Educação & Sociedade, v. 25, n. 86, p. 15-16, 2004.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA DO BRASIL. Resolução/CD/ FNDE, nº 003, de 21 de fevereiro de 2001. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br>. Acesso em: mar. 2005.
  • MORAES, M. O. Biologia Molecular na prática médica e biológica Rio de Janeiro: Fundação Bio-Rio, 2003.
  • MEGID-NETO, J.; FRANCALANZA, H. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.
  • NÚÑEZ, B. I.; FRANCO, S. O ensino por problemas: categorias e métodos. Natal, 2001. (mimeogr.
  • NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; SILVA, I. K. P.; CAMPOS, A. P. N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, p. 1-12, 2003. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/ 427Beltran.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2005.
  • REZNIK, T. O desenvolvimento do conceito de gene e sua apropriação nos livros didáticos de Biologia Niterói, 1995. Dissertação (Mestrado) Curso em Educação, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 1995.
  • VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.
  • XAVIER, M.C.; FREIRE A. S.; MORAES, M.O. A introdução dos conceitos de Biologia Molecular e Biotecnologia no Ensino de Genética no Nível Médio: há espaço para a nova Biologia? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., Bauru, Atas.. Bauru: Abrapec, 2005.
  • *
    O artigo reflete parte do projeto de mestrado desenvolvido por Márcia Cristina Xavier sob orientação do Dr. Milton Ozório Moraes, Programa de Pós-Graduação de Ensino em Biociências e Saúde (PPG-EBS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Maio 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 2006

    Histórico

    • Aceito
      Out 2006
    • Recebido
      Abr 2006
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
    E-mail: revista@fc.unesp.br