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O dado empírico de linguagem na perspectiva da análise de discurso francesa: um exemplo sobre as relações discursivas entre ciência, cotidiano e leitura

The language empirical data in the french discourse analysis approach: an example of the discursive relations among science, quotidian and literacy

Resumos

O objetivo deste trabalho é problematizar a questão do dado empírico de linguagem na pesquisa em Educação em Ciências. Isso é feito com base na explicitação dos aspectos centrais de uma importante perspectiva teórico-metodológica do campo da linguagem, surgida na França na década de 1960: a análise de discurso francesa. O foco central recai na questão da não-transparência da linguagem. Como exemplo é apresentada uma análise de discursos que relacionam ciência e cotidiano na escola, hoje. Valendo-se da problematização teórica e desse breve exemplo de análise, são levantadas questões, em aberto, consideradas importantes para serem mais bem debatidas, sobre metodologia de pesquisa na área de Educação em Ciências e sua relação com o ensino propriamente dito.

dados empíricos; discurso; linguagem; metodologia de pesquisa; ensino de Ciências


The aim of this work is to discuss issues of language in empirical data in Science teaching research. Such an aim is achieved through the use of core issues within an important methodological language theory that was developed in France around the 1960s: French Discourse Analysis. The central focus is the problem of the non-transparency of language. An analysis of discourses that relate science and the everyday in the school today is presented. After the theoretical investigation and a brief analytical example, a set of still unanswered questions is presented because of their importance in the debate about research methodology in Science teaching and their relationship with teaching itself.

empirical data; discourse; language; research methodology; Science teaching


O dado empírico de linguagem na perspectiva da análise de discurso francesa: um exemplo sobre as relações discursivas entre ciência, cotidiano e leitura* * Versão preliminar deste trabalho apresentada na Mesa-Redonda "Metodologia de pesquisa em ensino de Física: uma agenda para debate", IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.

The language empirical data in the french discourse analysis approach: an example of the discursive relations among science, quotidian and literacy

Henrique César da SilvaI; Camila Raimualdo BaenaII; Juliana Raimualdo BaenaII

IProfessor, Departamento de Geociências Aplicadas ao Ensino e Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas. E-mail: henriquecsilva@ige.unicamp.br

IILicenciadas em Física pela Universidade Católica de Brasília. E-mails: camila.baena@gmail.com; juliana_baena@ig.com.br

RESUMO

O objetivo deste trabalho é problematizar a questão do dado empírico de linguagem na pesquisa em Educação em Ciências. Isso é feito com base na explicitação dos aspectos centrais de uma importante perspectiva teórico-metodológica do campo da linguagem, surgida na França na década de 1960: a análise de discurso francesa. O foco central recai na questão da não-transparência da linguagem. Como exemplo é apresentada uma análise de discursos que relacionam ciência e cotidiano na escola, hoje. Valendo-se da problematização teórica e desse breve exemplo de análise, são levantadas questões, em aberto, consideradas importantes para serem mais bem debatidas, sobre metodologia de pesquisa na área de Educação em Ciências e sua relação com o ensino propriamente dito.

Palavras-chave: dados empíricos. discurso. linguagem. metodologia de pesquisa. ensino de Ciências.

ABSTRACT

The aim of this work is to discuss issues of language in empirical data in Science teaching research. Such an aim is achieved through the use of core issues within an important methodological language theory that was developed in France around the 1960s: French Discourse Analysis. The central focus is the problem of the non-transparency of language. An analysis of discourses that relate science and the everyday in the school today is presented. After the theoretical investigation and a brief analytical example, a set of still unanswered questions is presented because of their importance in the debate about research methodology in Science teaching and their relationship with teaching itself.

Key words: empirical data. discourse. language. research methodology. Science teaching.

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  • *
    Versão preliminar deste trabalho apresentada na Mesa-Redonda "Metodologia de pesquisa em ensino de Física: uma agenda para debate", IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Maio 2009
    • Data do Fascículo
      Dez 2006

    Histórico

    • Aceito
      Jul 2006
    • Recebido
      Jan 2006
    Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
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