Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Em seu último número de 2012, Ciência & Educação apresenta um total de 15 artigos ao leitor. La medición de la capacidad de resolución de problemas en las ciencias experimentales é o título do primeiro trabalho. Nele, os autores apresentam um estudo sobre o desenho de uma prova para medir a capacidade de resolução de problemas utilizando a técnica de análise fatorial. No segundo, intitulado Contribuições de um encontro juvenil para a enculturação científica, as autoras analisam um evento de divulgação científica que teve a participação de alunos do Ensino Fundamental da rede pública. Em Ensino de ciências no Ensino Fundamental por meio de temas sociocientíficos: análise de uma prática pedagógica com vista à superação do ensino disciplinar, os autores apresentam resultados de pesquisa que aponta como uma abordagem centrada em temas sociocientíficos no ensino de ciências propicia aos alunos de Ensino Fundamental relacionarem conhecimento científico com situações de sua vivência. Oxigênio: uma abordagem filosófica visando discussões acerca da educação em ciências - parte 1: poder e ambição é o título do próximo trabalho. Utilizando-se do texto teatral Oxigênio, o autor analisa a construção do conceito cientista, focalizando as temáticas poder e ambição.

O quinto trabalho tem como título Diferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de ciências. Baseadas em mapeamento prévio de pesquisas sobre o tema, as autoras discutem e advogam em prol de um enfoque que vincule saúde ambiental e saúde humana. As autoras do sexto trabalho, cujo título é A formação dos professores que ensinam física no Ensino Médio, analisam dados do INEP e apresentam suas discussões sobre o quadro referente à formação dos professores que ministram a disciplina de física no Ensino Médio no Brasil. O trabalho seguinte intitula-se História e memória do ensino de física no Brasil: a Faculdade de Medicina de São Paulo (1913 - 1943). Seus autores analisam a história do ensino de física na Faculdade de Medicina de São Paulo entre 1913 e 1943. O oitavo trabalho, Concepciones epistemológicas del profesorado de biología en ejercicio sobre la enseñanza dela biología, apresenta pesquisa em que são identificadas e caracterizadas as noções de ensino de ciências de professores de biologia e suas possíveis incidências no desenvolvimento de competências do pensamento científico. Algumas concepções de alunos do ensino médio a respeito das proteínas é título do nono trabalho, cujo principal objetivo dos autores foi verificar quais tipos de concepções os alunos do Ensino Médio têm ou trazem sobre proteína e síntese proteica e que tipo de influência pode ter contribuído para a formulação dessas concepções.

Em Estudo de planejamento e design de um módulo instrucional sobre o sistema respiratório: o ensino de ciências para surdos, título do próximo trabalho, os autores discorrem sobre o estudo do planejamento e design de um módulo instrucional para o ensino do sistema respiratório para alunos com esta necessidade especial. No trabalho seguinte, as autoras de Apropriação participatória mediante interação verbal por tríades de crianças durante a resolução de problemas matemáticos buscam compreender o processo de apropriação de conhecimentos matemáticos mediante interação verbal por tríades de crianças com e sem relação de amizade. Na sequência, o trabalho intitulado Geometria na educação infantil: da manipulação empirista ao concreto piagetiano apresenta argumentos e reflexões sobre os conhecimentos de geometria do professor de educação infantil e as concepções epistemológicas que fundamentam suas condutas pedagógicas.

Agentes rurais e suas práticas profissionais: elo entre matemática e etnomatemática, o décimo terceiro trabalho deste número de Ciência & Educação, trata da análise dos elementos da matemática e da etnomatemática em práticas agrícolas desenvolvidas em comunidades rurais. Em Calculus infinitesimalis: uma teoria entre a razão e o mito? a autora percorre parte dos caminhos históricos e lógico-matemáticos que unem o cálculo infinitesimal à análise não-standard de Abraham Robinson, e esta ao cálculo diferencial para-consistente proposto por Newton da Costa. Fechando este número da Ciência & Educação, os autores de A influência do discurso do professor na motivação e na interação social em sala de aula apresentam os resultados de uma investigação no Ensino Médio sobre as interações sociais em contexto de sala de aula que teve como conteúdo os princípios da conservação da energia mecânica.

Bauru, São Paulo, dezembro de 2012.

O editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Jan 2013
  • Data do Fascículo
    2012
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. Av. Engenheiro Luiz Edmundo Carrijo Coube, 14-01, Campus Universitário - Vargem Limpa CEP 17033-360 Bauru - SP/ Brasil , Tel./Fax: (55 14) 3103 6177 - Bauru - SP - Brazil
E-mail: revista@fc.unesp.br