SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2EditorialAvaliação audiológica e eletrofisiológica da audição na síndrome de Landau-Kleffner índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Rev. soc. bras. fonoaudiol. v.12 n.2 São Paulo abr./jun. 2007

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342007000200002 

Editorial

 

 

Beatriz Mendes; Ana Luiza Navas

 

 

Como já é tradicional em nossa área, em outubro de 2007 teremos nosso 15º Congresso Nacional de Fonoaudiologia, em Gramado - RS, promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Como em todos os anos, uma das mais importantes atividades da diretoria da SBFa é dedicar-se à organização do maior congresso de Fonoaudiologia do Brasil, que tem atraído quase 1500 fonoaudiólogos das diversas regiões do país para participarem de inúmeras atividades científicas durante o evento.

Este ano, o tema do nosso congresso será Singularidade e Universalidade, pois pretendemos discutir o papel da comunicação na construção de uma sociedade mais consciente do que nos une enquanto espécie e do que nos distingue enquanto indivíduos. A Universalidade refere-se à noção de que a diferença aproxima. E a Singularidade sugere a idéia de que cada um é especial. Sob essa óptica, a discussão dos últimos avanços na Fonoaudiologia nacional e internacional, no nosso congresso, reflete a maturidade da nossa ciência.

A organização da programação científica já está totalmente finalizada: são 54 mesas redondas, com áreas temáticas, distribuídas proporcionalmente e elaboradas pelos departamentos de "Audição e Equilíbrio", "Linguagem", "Motricidade e Funções Orofaciais", "Saúde Coletiva" e "Voz". Para o desenvolvimento do tema proposto, a diretoria científica da SBFa solicitou a todos os cursos de Fonoaudiologia do Brasil sugestões de temas específicos e profissionais que pudessem representar o alto nível das pesquisas realizadas em nossa área. A diretoria científica organizou 15 Simpósios Interdepartamentais, com o objetivo de articulação entre as diversas áreas de atuação, que abordarão temas atuais da Fonoaudiologia. Além disso, serão oferecidos 10 mini-cursos com duração de três horas cada um, ministrados por profissionais renomados.

O congresso terá também as apresentações de temas livres e pôsteres durante os três dias do evento. Os 1645 trabalhos encaminhados estão em processo de avaliação por equipes de revisores e os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Os trabalhos enviados para prêmio concorrerão ao prêmio "Excelência em Fonoaudiologia 2007".

De acordo com o nosso estatuto, ocorrerá durante o evento a nossa assembléia ordinária anual, na qual contamos com sua presença para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela SBFa. Os departamentos e seus respectivos comitês ganharam mais tempo para realizar suas reuniões e discussões específicas de área; serão quatro horas disponibilizadas para cada departamento. Sua participação é de extrema importância, pois os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano dependem das opiniões e empenho de todos os associados.

Mas o evento deste ano tem uma importância a mais, pois simultaneamente ao 15º Congresso Brasileiro ocorrerá o 7º Congresso Internacional de Fonoaudiologia, promovido pela SBFa. Esse evento ocorre a cada quatro anos, e tem mantido a tradição de trazer pesquisadores de outros países para contribuírem para a troca de conhecimento entre nossos profissionais e estudantes. Os três convidados internacionais participarão de conferências, mesas redondas e mini-curso durante os três dias do evento e poderão ter contato com o que há de melhor da Fonoaudiologia brasileira.

Catherine Palmer, PhD., Department of Communication Science and Disorders da Universidade de Pittsburgh – USA, é pesquisadora na área de audiologia e participará de atividades relacionadas a aparelhos de amplificação sonora individuais para adultos e crianças. Claudio Milstein, PhD., Head and Neck Institute, Cleveland Clinic – USA, é pesquisador na área de voz e disfagia e participará de duas conferências durante o evento. Hugh W. Catts, PhD., virá da Universidade do Kansas – USA e sua pesquisa é relacionada ao desenvolvimento de linguagem oral e escrita. Os três conferencistas estarão presentes durante os três dias do evento e participarão das atividades científicas e sociais do congresso.

Além da parte científica do congresso, muitas comemorações serão feitas durante os quatro dias do evento. Este ano, comemoraremos os 15 anos de congressos brasileiros organizados pela SBFa e Gramado deverá oferecer boas oportunidades de confraternização entre nossos convidados.

Esperamos todos em Gramado para mais um encontro de colegas de profissão.

 

Beatriz Mendes e Ana Luiza Navas
Diretoria científica - SBFa

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons