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Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita

RESUMO

Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita

Maria Thereza Mazorra dos Santos

Doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil; Colaboradora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Maria Thereza Mazorra dos Santos Al. Rio Negro, 911 - Conj. 707 - Alphaville Barueri - SP - CEP 06454-060 E-mail: tetemazorra@thot.com.br

O objetivo dessa pesquisa foi compreender os processos lingüísticos que subjazem à aprendizagem da linguagem escrita, o desenvolvimento de um protocolo de análise de redação, assim como a correlação entre esses processos lingüísticos e a produção escrita. Participaram deste estudo 82 alunos de 3ª série do Ensino Fundamental de escolas particulares e municipal, com idades entre nove e dez anos, residentes em municípios da região oeste da Grande São Paulo. Esta pesquisa foi divida em três estudos. No Estudo I foram analisados os desempenhos dos sujeitos em provas de vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida de objetos, cujos resultados se mostraram adequados para a faixa etária estudada. No Estudo II analisamos a produção escrita em ditado de palavras e pseudopalavras e elaboração de uma narrativa escrita. Concluímos que os erros fazem parte do processo de desenvolvimento da escrita, mas é necessário também que se compreenda que estratégias a criança utiliza para escrever. Em relação à redação concluímos que, apesar de ainda não dominarem todo o esquema narrativo, as crianças apresentaram um conhecimento lingüístico que lhes permitiu escrever histórias originais em forma de narrativa. O protocolo proposto se mostrou uma ferramenta prática, que possibilitou uma avaliação minuciosa dos diversos aspectos envolvidos na elaboração da redação. O Estudo III indicou correlações entre o desempenho nas provas de vocabulário, consciência fonológica e nomeação seriada rápida e o desempenho ortográfico, assim como com a produção de uma narrativa escrita.

Trabalho realizado no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo – USP – São Paulo (SP), Brasil, sob orientação da Profa. Dra. Debora Maria Befi-Lopes.

  • Endereço para correspondência:

    Maria Thereza Mazorra dos Santos
    Al. Rio Negro, 911 - Conj. 707 - Alphaville
    Barueri - SP - CEP 06454-060
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      24 Out 2007
    • Data do Fascículo
      Set 2007
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