RESUMO
Vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida: contribuições para a ortografia e elaboração escrita
Maria Thereza Mazorra dos Santos
Doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo USP São Paulo (SP), Brasil; Colaboradora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo USP São Paulo (SP), Brasil
Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Maria Thereza Mazorra dos Santos Al. Rio Negro, 911 - Conj. 707 - Alphaville Barueri - SP - CEP 06454-060 E-mail: tetemazorra@thot.com.br
O objetivo dessa pesquisa foi compreender os processos lingüísticos que subjazem à aprendizagem da linguagem escrita, o desenvolvimento de um protocolo de análise de redação, assim como a correlação entre esses processos lingüísticos e a produção escrita. Participaram deste estudo 82 alunos de 3ª série do Ensino Fundamental de escolas particulares e municipal, com idades entre nove e dez anos, residentes em municípios da região oeste da Grande São Paulo. Esta pesquisa foi divida em três estudos. No Estudo I foram analisados os desempenhos dos sujeitos em provas de vocabulário, consciência fonológica e nomeação rápida de objetos, cujos resultados se mostraram adequados para a faixa etária estudada. No Estudo II analisamos a produção escrita em ditado de palavras e pseudopalavras e elaboração de uma narrativa escrita. Concluímos que os erros fazem parte do processo de desenvolvimento da escrita, mas é necessário também que se compreenda que estratégias a criança utiliza para escrever. Em relação à redação concluímos que, apesar de ainda não dominarem todo o esquema narrativo, as crianças apresentaram um conhecimento lingüístico que lhes permitiu escrever histórias originais em forma de narrativa. O protocolo proposto se mostrou uma ferramenta prática, que possibilitou uma avaliação minuciosa dos diversos aspectos envolvidos na elaboração da redação. O Estudo III indicou correlações entre o desempenho nas provas de vocabulário, consciência fonológica e nomeação seriada rápida e o desempenho ortográfico, assim como com a produção de uma narrativa escrita.
Trabalho realizado no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo USP São Paulo (SP), Brasil, sob orientação da Profa. Dra. Debora Maria Befi-Lopes.
Endereço para correspondência:
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
24 Out 2007 -
Data do Fascículo
Set 2007