SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Editorial IA produção do conhecimento em Distúrbios da Comunicação: análise de periódicos (2000-2005) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Rev. soc. bras. fonoaudiol. vol.14 no.2 São Paulo  2009

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342009000200002 

EDITORIAL

 

 

Beatriz de C. A. Mendes; Ana Luiza G. P. Navas

Diretoria Científica - SBFa

 

 

É com imenso prazer que apresentamos a organização do último congresso de nossa gestão frente à diretoria científica da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Durante os últimos quatro anos, temos realizado atividades e proposto ações que permitam o acesso ao conhecimento científico a todos os fonoaudiólogos do Brasil. Este ano, manteremos a realização dos simpósios interdepartamentais, que possibilitam o intercâmbio entre diferentes áreas da Fonoaudiologia. Essa atividade tem sido muito bem avaliada pelos participantes do evento, uma vez que permite a articulação entre conhecimentos específicos. Desde 2006, nosso primeiro ano frente à diretoria científica, propusemos a realização, em Salvador, de mini-cursos com o objetivo de dar mais tempo aos palestrantes para o aprofundamento de temas, buscando a formação e capacitação do fonoaudiólogo. Ao longo desses quatro anos, algumas modificações foram propostas e este ano, teremos a realização de 12 oficinas instrumentais, buscando desenvolver temas que correspondem à demanda de profissionais e estudantes. O evento proposto terá a duração de quatro dias, com todas as atividades incorporadas à grade científica do evento.

Neste momento, estamos em plena organização das atividades para o nosso 17º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que será novamente realizado em Salvador - BA, promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. O local escolhido para a realização do congresso considerou o espaço adequado para a participação de 2000 pessoas, facilidade de acesso para participantes nacionais e internacionais e a região nordeste de acordo com o rodízio proposto pelo estatuto da SBFa.

Como em todos os anos, uma das mais importantes atividades da diretoria da SBFa é dedicar-se à organização do maior congresso de Fonoaudiologia do Brasil, que tem atraído mais de 1500 fonoaudiólogos das diversas regiões do país para participarem de inúmeras atividades científicas durante o evento.

Este ano, o tema do nosso congresso é Fonoaudiologia: Conhecimento e Integração. Esse tema reflete o objetivo do congresso, que é divulgar o conhecimento, intensificando a troca de informações e a instrumentalização de fonoaudiólogos, promovendo a integração entre diferentes níveis de formação, diferentes regiões do Brasil e do mundo, diferentes experiências e ações.

O evento deste ano tem uma característica especial já que paralelamente ao 17º. Congresso ocorrerá o I Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia, promovido pela SBFa. A partir de 2009, sugerimos a realização de um evento Ibero-Americano a cada quatro anos, intercalado com a realização do Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Nosso objetivo com a realização desse evento é aproximar os profissionais e intensificar a troca de experiências de países ibero-americanos, de língua portuguesa e espanhola, promovendo o aprofundamento de conhecimentos nas áreas da formação do profissional, produção científica e mercado de trabalho, além de discutir o papel das sociedades científicas nesses países. Já está confirmada a participação de profissionais de Portugal, Espanha, Argentina, Venezuela, Chile e Colômbia, além dos palestrantes do Brasil. Foram programadas 42 mesas redondas, com áreas temáticas distribuídas proporcionalmente e elaboradas pela Comissão de Ensino e pelos departamentos de "Audição e Equilíbrio", "Linguagem", "Motricidade e Funções Orofaciais", "Saúde Coletiva" e "Voz". A diretoria científica organizou 15 Simpósios Interdepartamentais e, além disso, serão oferecidas 13 Oficinas de Pesquisa com duração de uma hora e meia cada uma, ministradas por profissionais renomados que discutirão sobre suas linhas de pesquisa, auxiliados por seus orientandos. Haverá também 12 Oficinas Instrumentais com duração de três horas cada, com o objetivo de instrumentalizar os profissionais e estudantes de Fonoaudiologia com os temas e demandas atuais.

Como sempre, o congresso terá também a apresentação de comunicações orais e pôsteres durante os quatro dias do evento. Os mais de 1000 trabalhos encaminhados estão em processo de avaliação por equipes de revisores e os resumos aprovados serão publicados nos anais do evento. Os trabalhos enviados para a categoria prêmio concorrerão ao prêmio "Excelência em Fonoaudiologia 2009". Os trabalhos vencedores do prêmio serão anunciados durante a sessão de encerramento do congresso.

A grade científica completa de nosso evento, bem como as atividades paralelas dos Departamentos Científicos estarão disponíveis no site do congresso a partir de julho.

Além da realização e organização do Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, a diretoria científica tem se dedicado a divulgar cada vez mais o trabalho dos departamentos científicos da SBFa. Desde 2007, temos proposto a realização de cursos e eventos menores, de temas específicos, levando a fonoaudiologia para outras regiões do Brasil.

A SBFa ainda tem muito a realizar, mas temos certeza de que nestes quatro anos trabalhamos intensamente para contribuir com o aprimoramento do maior e mais importante evento brasileiro da Fonoaudiologia.

Agradecemos a confiança de todos e esperamos que aproveitem o congresso, sempre prestigiando as ações desenvolvidas pela SBFa.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons