SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2EditorialAchados audiológicos e queixas relacionadas à audição dos motoristas de ônibus urbano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Rev. soc. bras. fonoaudiol. vol.15 no.2 São Paulo  2010

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000200002 

Editorial

 

 

Dra. Jacy Perissinoto; Dra. Letícia Lessa Mansur

 

 

Neste momento, a Fonoaudiologia brasileira se prepara para seu maior e mais abrangente evento: o XVIII Congresso Brasileiro em Curitiba, de 22 a 25 de setembro, na Estação Embratel Convention Center.

Nas últimas edições, de 2007, 2008 e 2009, o congresso teve participantes de todos os estados brasileiros e é o segundo maior, em número de participantes, do mundo, na área de Fonoaudiologia.

O tema Exercício profissional: fundamentos teóricos, avanços e realidade nacional evidencia a valorização, pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, da fundamentação científica para a prática profissional e do retorno à comunidade dos conhecimentos obtidos a partir das pesquisas realizadas.

Em atuação coordenada os Departamentos da SBFa, a Comissão de Ensino e a diretoria, apontaram as inovações e tendência para construção do formato e conteúdo do evento, de modo a propiciar debates e vivências sob múltiplos pontos de vista.

Palestrantes renomados apresentarão temas de cunho político-sociais, tais como políticas públicas da realidade nacional, desafios da produção de artigos científicos no Brasil e qualidade de vida do profissional fonoaudiólogo, temas que tocam diretamente o profissional fonoaudiólogo impactam a prática profissional do fonoaudiólogo e contribuem para os debates que se desenvolverão nas demais atividades.

Além das mesas redondas e simpósios interdepartamentais, o congresso contará com workshops técnicos, para a capacitação em protocolos, instrumentos e aparelhos específicos e oito Cursos Instrucionais propostos e eleitos pelos associados abrangendo as diversas áreas de atuação da Fonoaudiologia. Os Temas Livres e Pôsteres tiveram neste ano, número de submissões recorde; os Temas Livres serão comentados por jovens doutores e os pôsteres apresentados em sessões especiais, o "Café com Ciência", e em apresentação eletrônica. Além disso, teremos os Cursos de Capacitação com expositores. Um maior destaque será dado para os trabalhos que receberem a distinção de "Excelência em Fonoaudiologia" e "Menção Honrosa", que além da divulgação eletrônica, serão apresentados em sessão especial, no último dia do congresso (sessão "Prata da Casa"), comentada por especialistas nas áreas.

Oficinas vivenciais e de pesquisa trarão ao fonoaudiólogo um momento único de experiências compartilhadas com os profissionais dos Departamentos.

No XVIII Congresso-2010, teremos ainda palestras que proporcionarão a oportunidade de conhecer ações da comunidade de Curitiba e do Paraná. Essas ações dizem respeito a projetos de promoção social, nos quais a Fonoaudiologia traz importantes contribuições.

Paralelamente ao congresso acontecera a tradicional feira comercial, que neste ano inovamos com a inclusão da feira científica, na qual as instituições de ensino poderão apresentar ao público o seu perfil, as características da formação que oferece e informações sobre a inserção dos egressos da instituição.

Temos certeza de que o fonoaudiólogo sairá do XVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia fortalecido para o Exercício Profissional e motivado para buscar contínuo aperfeiçoamento.

Até Curitiba!

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons