SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4EditorialVoice-related quality of life: the impact of a dysphonia according to gender, age and occupational use of voice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Print version ISSN 1516-8034

Rev. soc. bras. fonoaudiol. vol.15 no.4 São Paulo Dec. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342010000400002 

Editorial

 

 

Dra. Mara Behlau

 

 

Fechamos, com essa edição, o volume 15 da Revista da SBFa e o primeiro ano de gestão desta diretoria. Os desafios deste ano enfrentados foram inspiradores e as conquistas incluem um congresso muito bem sucedido, o delineamento de um grande evento internacional para 2011, a mudança para uma nova sede e mais de sessenta artigos publicados por esse periódico, o que mostra a vitalidade da nossa ciência, o comprometimento dos pesquisadores e do corpo editorial, assim como a dedicação dos gestores dessa associação.

O congresso de Curitiba, com o lema "Exercício Profissional: Bases Teóricas, Avanço e Realidade Nacional", ocorrido de 22 a 25 de setembro de 2010, representou um marco na aproximação da academia com o mercado de trabalho e correspondeu ao anseio da nova geração que enfrenta um novo cenário competitivo. O desafio identificado como lema para o XIX Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional da SBFa, de 30 de outubro a 2 de novembro de 2011, no Centro de Convenções do WTC – Sheraton, na cidade de São Paulo, é: "Comunicação como um direito de todos" e será explorado sob diversas perspectivas, como a da esfera legal e a da acessibilidade aos serviços fonoaudiológicos. Além disso, por ser um evento com convidados internacionais, poderemos, mais uma vez, realizar uma reflexão sobre nossa produção, o que será favorecido por mesas redondas com especialistas nacionais após as conferências internacionais.

A mudança para a nova sede, após mais de uma década na casa da Rua Barão do Bananal, 819, Pompéia, São Paulo, fechou o ciclo da era pioneira e inaugurou concretamente o período de modernização da SBFa, o que já vinha sendo antecipado, nos últimos anos, pelo portal da sociedade (www.sbfa.org.br). A nova sede, situada no sétimo andar do Edifício Ferreira de Souza, na Alameda Jaú, 684, no Jardim Paulista, cidade de São Paulo, é um espaço otimizado para receber o sócio que busca atualização e referência.

A variedade dos 60 artigos do volume 15 da Revista da SBFa, de 2010, mostrou a diversificada produção das especialidades de nossa ciência e uma preocupação importante com a sistematização de procedimentos fonoaudiológicos. O afinado trabalho em equipe, dos autores e pareceristas, coordenado com precisão e sensatez pela editora científica desta publicação, Dra. Fernanda Dreux Miranda Fernandes, reflete-se em uma produção consistente e representativa.

Finalmente, o ano de 2010 será ainda lembrado pelo surpreendente presente que recebemos, que foi a cessão da Revista Pro-Fono à SBFa, após um fôlego de edição de 22 volumes ininterruptos. A partir de março de 2011, a Revista da Pro-Fono passará a ser editada sob a nossa responsabilidade, com o nome de Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (JSBFa), mantendo-se a mesma periodicidade de quatro números anuais, em meses alternados aos de sua publicação irmã, a Revista da SBFa. Ao aceitarmos o encargo de manter a trajetória honrosa desta revista, a diretoria da SBFa estava cônscia de que tomava a frente deste processo, não em nome de seus gestores, mas em nome de todos os pesquisadores brasileiros, que terão mais uma opção de divulgação de seus estudos, sob a chancela de sua sociedade científica. O apoio dos associados da SBFa será o propulsor desse processo e, para respeitar a digna história desse periódico, temos que agir de forma certeira e rápida.

A submissão de artigos científicos está aberta para as duas publicações, Revista e Jornal da SBFa, sendo que este último está recebendo, preferencialmente, para o primeiro número do volume 23, artigos que explorem as diversas perspectivas de intervenção fonoaudiológica e, para o segundo, estudos sobre avaliação e diagnóstico. Pedimos gentilmente que você, fonoaudiólogo, compartilhe conosco a tarefa de apresentar para a comunidade científica, por meio dos periódicos da SBFa, o melhor da produção brasileira. Comunicamos ainda que ambas as publicações passarão a ser produzidas apenas em formato eletrônico, aberto para quaisquer leitores, acompanhando a tendência mundial. Maiores informações sobre as normas de publicação estão no portal da instituição.

Contamos com seu empenho e trabalho. Tenha um produtivo 2011!

 

Dra. Mara Behlau, em nome da diretoria da SBFa