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Condições de letramento no processo de envelhecimento: uma análise junto a idosos com mais de 65 anos

RESUMO

Condições de letramento no processo de envelhecimento: uma análise junto a idosos com mais de 65 anos

Paulo Penha de Souza Filho

Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP – Curitiba (PR), Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Paulo Penha de Souza Filho Av. República Argentina, 665/701, Água Verde Curitiba (PR), Brasil, CEP: 80240-210. E-mail: ppsf@terra.com.br

Souza Filho PP. Condições de letramento no processo de envelhecimento: uma análise junto a idosos com mais de 65 anos [tese]. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná; 2011.

Com o crescimento da longevidade humana e consequentemente da população idosa, é preciso considerar uma vida com qualidade e autonomia, e as condições de leitura e de escrita assumem um importante papel no processo de envelhecimento, principalmente por estarmos inseridos em uma sociedade grafocêntrica. Nesse contexto, esse estudo propõe analisar as condições de letramento de pessoas com idade mínima de 65 anos. Foram aplicados um questionário e um teste de leitura contendo textos de gêneros diversos junto a 72 sujeitos idosos acima de 65 anos, residentes da cidade de Curitiba, Paraná. O questionário abrange idade, nível de escolarização, profissão, bem como práticas e situações de leitura e escrita. No teste de leitura, os sujeitos foram convocados a localizar informações explícitas e implícitas em quatro textos: uma fábula, um cartaz, um bilhete e uma notícia de jornal. Os idosos, sujeitos da pesquisa, possuem hoje acesso diário fácil a livros, revistas e jornais. Mas o vínculo com esses materiais ainda é deficitário, com uma utilização restrita de práticas significativas com a linguagem escrita. Além disso, foi possível constatar que 43,39% desses sujeitos apresentam dificuldade para extrair informações de textos simples que estão presentes no cotidiano. É necessária uma atenção especial por parte da sociedade civil organizada, bem como da comunidade científica, para ampliar a compreensão sobre práticas de leitura e de escrita no contexto da gerontologia, de forma a beneficiar nossa sociedade a médio e longo prazo de forma expressiva, com a promoção de atividades, que possibilitem ao idoso efetivar seus direitos básicos de cidadão.

Conflito de interesses: Não

Trabalho realizado no Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP – Curitiba (PR), Brasil, para obtenção do título de Mestre em Distúrbios da Comunicação, sob orientação da Profa. Dra. Giselle Aparecida de Athayde Massi.

  • Endereço para correspondência:

    Paulo Penha de Souza Filho
    Av. República Argentina, 665/701, Água Verde
    Curitiba (PR), Brasil, CEP: 80240-210.
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      26 Jun 2012
    • Data do Fascículo
      Jun 2012
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