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A vida das palavras e suas ações de linguagem: Narrativas de mães de crianças surdas

RESUMO

A vida das palavras e suas ações de linguagem. Narrativas de mães de crianças surdas

Roseli Paciornik

Curso de Graduação de Tecnologia em Marketing e Programa de Pós-graduação em Ética, Faculdade Opet – Curitiba (PR), Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Roseli Paciornik. Al. Júlia da Costa, 1945/105, Bigorrilho Curitiba (PR), Brasil, CEP: 80730-070. E-mail: rosecasa@netpar.com.br

Considerando a importância da figura materna na constituição da criança surda, esta pesquisa tem como objetivo analisar o discurso de mães de crianças surdas em sua comunicação cotidiana com seu filho, observando suas narrativas sob o olhar "da palavra viva como ação de linguagem". Ancorado na perspectiva bakhtiniana e fundamentado na pesquisa qualitativa de cunho sociohistórico, este estudo privilegiou uma leitura dialógica do espaço interlocutivo. Assim, os dados coletados nas falas de duas mães de crianças surdas (que optaram pelo implante coclear), durante uma entrevista semi-estruturada, perfaz o material de estudo sobre a atividade enunciativo-discursiva envolvida no ato da fala. Nesse sentido, a fala das mães durante a entrevista demonstrou uma linguagem ativamente responsiva e dialógica, que ultrapassa os códigos prontos e os papéis estáticos da linguística formal. Diante disso, percebe-se que a linguagem não é somente uma comunicação falante-ouvinte em seus papéis estáticos, mas uma unidade recheada de conteúdo valorativo sociohistoricamente contextualizado. Contudo, diferentemente das falas das mães durante as entrevistas, a visão de linguagem que prevalece em sua comunicação com os filhos parece apontar preferencialmente a uma visão que privilegia a palavra oralisada, mesmo que isolada ou solta diante das situações interativas.

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná – UTP – Curitiba (PR), Brasil, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Distúrbios da Comunicação, sob orientação da Profa. Dra Ana Cristina Guarinello.

  • Endereço para correspondência:

    Roseli Paciornik.
    Al. Júlia da Costa, 1945/105, Bigorrilho
    Curitiba (PR), Brasil, CEP: 80730-070.
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      24 Set 2012
    • Data do Fascículo
      2012
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