SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4EditorialDores corporais em teleoperadores e sua relação com o uso da voz em atividades laborais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 1982-0232

Rev. soc. bras. fonoaudiol. vol.17 no.4 São Paulo dez. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-80342012000400002 

Editorial

 

 

Dra. Kátia de Almeida; Dra. Eliane Schochat

 

 

Este é o último número da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Ou melhor, seria, não fosse a Fonoaudiologia uma classe madura, forte e principalmente unida.

A Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia passará a ter nova direção. A Academia Brasileira de Audiologia assumiu a continuidade deste periódico.

Quem acredita que a ABA não tem nada a ver com esta revista está enganado, pois a ABA é uma associação científica que tem como uma das principais finalidades o desenvolvimento da nossa profissão.

Além disso, dentre outros, tem como objetivos previstos em seu estatuto social contribuir para o aperfeiçoamento profissional e melhoria das condições de trabalho dos profissionais em Audiologia no país, particularmente no nível de pós graduação, bem como realizar atividades aptas ao cumprimento de seus objetivos científicos, técnicos e de representação social de uma categoria profissional.

A nossa profissão é única, e é a Fonoaudiologia.

Assim, a ABA assumiu este desafio por entender a dificuldade da Sociedade em dar continuidade a duas revistas fortes ao mesmo tempo, o Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e a Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Com o apoio da SBFa, a ABA decidiu não deixar que uma revista tão bem classificada ficasse fora de circulação. Pois uma revista indexada na Scientific Electronic Library Online - SciELO, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - LILACS e Sociedad Iberoamericana de Información Cientifica (SIIC Data Bases) não poderia ser descontinuada.

A Fonoaudiologia não pode sobreviver com tão poucos periódicos, já que esta é uma ciência em pleno desenvolvimento. Felizmente, a área está crescendo muito com novos mestres e doutores, o que pode ser visto pelo aumento substancial no número de programas de pós graduação no país. Acrescente-se a isto o fato de que professores e alunos de cursos de graduação também tem produzido um rico material clínico e de pesquisa que precisa continuar a ser publicado.

E para que não se perca toda essa importante engrenagem, as revistas são veículos imprescindíveis para a divulgação científica dos fonoaudiólogos.

Acreditamos que esta transição será feita da forma mais tranquila possível para o profissional, entretanto de antemão já nos desculpamos pelos contratempos que possam vir a ocorrer com esta mudança.

A nova revista terá outro nome devido ao fato da chancelaria ser feita por uma outra organização científica, não cabendo mais que a revista chamada Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, que por si só já é uma «marca», continuasse com este título. Entretanto, o novo periódico continuará publicando artigos referentes a Fonoaudiologia como área de conhecimento e não apenas de Audiologia, abrangendo também temas referentes a Linguagem, Fala, Voz, entre outros. É nosso compromisso fazer com que esse processo seja claro e transparente.

Este é um novo desafio para a área e precisamos do apoio e envolvimento de todos, por uma Fonoaudiologia brasileira consolidada, de qualidade e projeção internacional.

 

Kátia de Almeida
Presidente da Academia Brasileira de Audiologia

Eliane Schochat
Secretária da Comissão de Ensino e Pesquisa da Academia Brasileira de Audiologia

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons