Acessibilidade / Reportar erro

YouTube e surdez: análise de discursos de surdos no ambiente virtual

RESUMO

YouTube e surdez: análise de discursos de surdos no ambiente virtual

Priscila Soares Vidal Festa

Faculdade de Ciências Biológicas da Saúde, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil

Endereço para correspondência Endereço para correspondência: Priscila Soares Vidal Festa R. João Bettega, 696/201, bloco 03, Portão Curitiba (PR), Brasil, CEP: 81070-000 E-mail: priscila.festa@yahoo.com

Festa PSV. YouTube e surdez: análise de discursos de surdos no ambiente virtual [Dissertação]. Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná - Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação; 2012.

Atualmente, o YouTube tem dominado o segmento de vídeos online no mundo, não sendo diferente no Brasil. Devido à visualidade do site, o YouTube pode ser encarado como uma possibilidade de expressão para o sujeito surdo,na medida em que possibilita o registro e a circulação de discursos produzidos em língua de sinais. Esta pesquisa apresenta como objetivo analisar os discursos produzidos por surdos em vídeos postados no YouTube a respeito da cultura surda, aspectos de convivência na sociedade entre surdos e ouvintes e movimentos políticos. O material de pesquisa foi composto por 25 vídeos nos quais pessoas surdas discorriam a respeito da surdez. A pesquisa nos ofereceu dados e condições para considerar que a ferramenta YouTube proporciona ao sujeito surdo um novo espaço interativo em sua produção discursiva pelo estabelecimento de interações. À luz da teoria da linguagem de Bakhtin, foi possível identificar as vozes sociais presentes nos discursos dos surdos, assim como os movimentos de alteridade, dialogia, enunciação, heteroglossia e responsividade. Mediante esta pesquisa, foi possível concluir que, através do YouTube, os surdos conseguiram estabelecer motivos para uma valorização do "ser surdo", o que representa possibilidade de reconstrução de um novo olhar sobre a surdez por meio da língua de sinais.

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - Curitiba (PR), Brasil, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Distúrbios da Comunicação, sob orientação da Profa. Dra. Ana Cristina Guarinello.

  • Endereço para correspondência:

    Priscila Soares Vidal Festa
    R. João Bettega, 696/201, bloco 03, Portão
    Curitiba (PR), Brasil, CEP: 81070-000
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      03 Jan 2013
    • Data do Fascículo
      Dez 2012
    Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684 - 7º andar, 01420-001 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revista@sbfa.org.br