Acessibilidade / Reportar erro

A Revista e sua função na educação continuada em Hematologia

Myelodysplasia: the RBHH educational approach

EDITORIAIS

A Revista e sua função na educação continuada em Hematologia

Myelodysplasia: the RBHH educational approach

Milton Artur Ruiz

Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Correspondência Correspondência: Milton Artur Ruiz Rua Catarina Nucci Parise, 165 15090-470 São José do Rio Preto - SP E-mail: milruiz@yahoo.com.br

A Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia aborda neste fascículo, com uma série de artigos, as síndromes mielodisplásicas. Na organização, participou a professora Irene Lorand-Metze, como editora convidada, que elaborou pauta e, junto aos revisores externos e board editorial da RBHH, revisou os manuscritos para produzir um fascículo temático atualizado com o objetivo de servir de fonte e de referência para os hematologistas brasileiros.

A organização de fascículos temáticos não é um recurso novo da RBHH e tem sido utilizado ao longo dos anos por vários títulos nacionais e internacionais para discutir e sinalizar os avanços que ocorrem em temas específicos para os leitores e sua comunidade.

A primeira investida da revista na elaboração de um fascículo temático ocorreu em 1987, quando a revista era então denominada "Boletim da Sociedade Brasileira de Hematologia", e foi editado um número especial sobre Leucopenia.1 O fascículo foi produto de um Simpósio2 que ocorreu na cidade de São Roque do qual participaram hematologistas e médicos do trabalho da área siderúrgica e petroquímica de todo o País. Participaram na elaboração dos artigos vários professores da área hematológica e da Medicina Ocupacional, que norteou os órgãos governamentais na elaboração de portarias e de orientações para o atendimento aos trabalhadores expostos e com alterações hematológicas secundárias à sua atividade laborativa. Este fascículo tem sido utilizado, até os dias atuais, como referência na Medicina Ocupacional, sendo inclusive citado em diversas portarias e na recente editada pelo governo sobre as medidas de controle do benzenismo no ambiente do trabalho. Como informação adicional cito que este fascículo encontra-se esgotado, existindo somente alguns exemplares em mãos de poucos colecionadores.

Recentemente, a partir do inicio do milênio, os médicos e também os hematologistas descobriram a necessidade de se organizarem em grupos cooperativos de trabalho e de estudo com a finalidade de aprendizado e de produção de conhecimento conjunto. Grupos foram formados com características distintas, mas com o objetivo consensual de padronizar abordagens e o tratamento, no País, das diversas doenças hematológicas. As páginas da RBHH, já espelharam no passado inúmeras contribuições com esta característica,3,4 sendo o exemplo mais fiel o recente fascículo de número 4 do volume 27 de 2005, no qual manuscritos de vários hematologistas reconhecidos no País particularizaram de forma didática os vários aspectos e nuances da leucemia linfóide crônica.5

Concluindo com este fascículo sobre Síndrome Mielodisplásica, que se caracteriza por uma grande heterogeneidade de moléstias clonais em seus vários aspectos, a RBHH cumpre o seu papel de educação, discussão e divulgação da hematologia brasileira.

Referências Bibliográficas

1. Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Bol Soc Bras Hematol Hemoter 1987;9:144.

2. Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Colégio Brasileiro de Hematologia, Simpósio Leucopenia, Maio 1987, São Roque, São Paulo.

3. Valera Elvis T, et al. Instituição de protocolo de tratamento padronizado pelo Grupo Cooperativo Brasileiro de Síndrome Mielodisplástica em Pediatria. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 2002;24(4):252-260.

4. Martins AM, et al. Tratamento da doença de Gaucher: um consenso brasileiro. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 2003;25(2):89-95.

5. Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Leucemia linfoide crônica. Rev. Bras. Hematol. Hemoter 2005;27(4):227-300.

Recebido: 11/09/2006

Aceito: 11/09/2006

  • Correspondência:

    Milton Artur Ruiz
    Rua Catarina Nucci Parise, 165
    15090-470 São José do Rio Preto - SP
    E-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      05 Fev 2007
    • Data do Fascículo
      Set 2006
    Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular R. Dr. Diogo de Faria, 775 cj 114, 04037-002 São Paulo/SP/Brasil, Tel. (55 11) 2369-7767/2338-6764 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: secretaria@rbhh.org