Acessibilidade / Reportar erro

Plataforma de registro de ensaios clínicos

Clinical trials registry platform

EDITORIAIS EDITORIALS

Plataforma de registro de ensaios clínicos

Clinical trials registry platform

Milton Artur Ruiz

Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia

Endereço de correspondência Correspondência: Milton Ruiz Rua Prof. Carolina Ribeiro, 165 apto 112 – Vila Mariana Chácara Klabim 04116–020 – São Paulo–SP – Brasil E–mail: milruiz@yahoo.com.br

Recentemente os editores das revistas indexadas na base de dados Lilacs e Scielo, caso da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH), receberam comunicado que a seguir transcrevemos: "Informamos que a Bireme passará a exigir dos periódicos que publicam ensaios controlados aleatórios (randomized controlled trials) e ensaios clínicos (clinical trials) incluam nas instruções aos autores a recomendação para o registro prévio dos ensaios publicados e passem a exigir o respectivo número de identificação como condição para aceitação do manuscrito.

Esta decisão segue a orientação da Plataforma Internacional para Registros de Ensaios Clínicos (ICTRP) da Organização Mundial de Saúde – OMS e do International Committee of Medical Journal Editors – ICMJE e do Wokshop ICTPR: Strategies to promote adherence to the International Clinicals Trials Registry platform in Latin América & Caribbean, realizado durante o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. A OMS destaca a importância dos ensaios clínicos como fontes de evidência da eficácia e segurança das intervenções em saúde e a necessidade do seu registro para assegurar transparência na sua realização e publicação dos resultados e dar cumprimento às responsabilidades éticas".

O ICMJE considera ensaio clínico todo projeto de pesquisa que seja prospectivo envolvendo pacientes, nos quais existe uma intervenção clínica ou medicamentosa, com o objetivo de comparação de causa/efeito entre os grupos estudados e que, potencialmente, possam ter interferência sobre a saúde dos envolvidos.

Não existe um registro em particular orientado pelo ICMJE, porém, segundo o mesmo, existem algumas premissas para que este registro seja considerado confiável e aceito. Abaixo listamos alguns critérios que consideramos os mais importantes e servirão para nortear os investigadores na decisão e na escolha da plataforma de registro.

• A plataforma deve ser acessível ao público. Passível de ser encontrada e acessada eletronicamente. Data do início e encerramento do ensaio clínico.

• Ter número de identificação único para cada ensaio e um campo específico para identificação da fase e do status da intervenção.

• A hipótese do estudo deve ser clara e objetiva, assim como a definição dos desfechos do estudo e da sua evolução.

• Devem ser expostos os critérios de elegibilidade dos pacientes que participarão do estudo, devendo ser estimado e explicitado o número de pacientes que serão alocados no estudo.

• O patrocinador, instituição e a origem dos recursos e dos fundos que suportarão o estudo devem estar devidamente informados.

• O nome do investigador principal e co–investigadores, assim como endereço e forma de contato para os pacientes, devem estar contidos na plataforma de registro.

Um dos locais de possui uma plataforma de registro que atende aos requisitos acima listados é o registro da United States Library of Medicine, que pode ser acessado no endereço www.clinicaltrials.gov. Neste endereço, todas as informações sobre como cadastrar são obtidas, assim como existe a possibilidade de constatar o panorama atual dos estudos que estão ocorrendo em todo o mundo. Existe a plataforma da OMS e anuncia–se a criação de uma plataforma nacional e uma tendência de, no futuro, haver uma plataforma de registro único ou de padrões unificados ou sistematizados para os ensaios clínicos que ocorrem em todo o mundo.

Os ensaios clínicos são considerados uma ferramenta poderosa e impulsionam os pesquisadores a testarem hipóteses que podem modificar condutas e interferir na evolução de tratamentos. O aspecto ético e o compromisso com os pacientes deve prevalecer e, para tanto, os periódicos que serão os depositários dos resultados devem estar atentos para que estes preceitos sejam mantidos.

Neste sentido, a RBHH estará atenta a esta evolução, contribuindo e seguindo orientação na avaliação dos manuscritos decorrentes dos ensaios clínicos submetidos para publicação e explicitará esta norma a partir do próximo fascículo.

  • Correspondência:
    Milton Ruiz
    Rua Prof. Carolina Ribeiro, 165 apto 112 – Vila Mariana
    Chácara Klabim
    04116–020 – São Paulo–SP – Brasil
    E–mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      12 Nov 2007
    • Data do Fascículo
      Jun 2007
    Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular R. Dr. Diogo de Faria, 775 cj 114, 04037-002 São Paulo/SP/Brasil, Tel. (55 11) 2369-7767/2338-6764 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: secretaria@rbhh.org