Acessibilidade / Reportar erro

Reunião dos Editores Científicos e o futuro das revistas da América Latina

Scientific editors meeting and the future of the Latin American Journals

EDITORIAIS EDITORIALS

Reunião dos Editores Científicos e o futuro das revistas da América Latina

Scientific editors meeting and the future of the Latin American Journals

Milton Artur Ruiz

Editor da Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH)

Correspondência Correspondência: Milton Artur Ruiz Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155-1º andar Cerqueira Cesar 05403-000 S.Paulo-SP - Brasil milruiz@yahoo.com.br

Foi realizado no âmbito da 5ª Reunião de Coordenação Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS5) e do 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS8), no Rio de Janeiro, a III Reunião dos Editores de Revistas Científicas da Lilacs e SciELO.

Os objetivos do encontro foi o de estabelecer um fórum crítico de discussão sobre os pontos que se seguem:

a) Determinação e identificação dos temas mais relevantes para os editores dos países da América Latina, Espanha e Portugal.

b) Disseminação das experiências nacionais na área de comunicação científica no âmbito da BVS (http://www.bireme.br/php/index.ph)

c) Divulgação dos novos produtos e serviços da BVS na área de comunicação científica.

A coordenação do evento apresentou para discussão como tema principal a relevância da necessidade da inserção das revistas científicas nos índices internacionais.

Em relação a este tema, no painel de gestão da comunicação científica foram apresentadas as experiências de diversos editores que obtiveram inserção no ISI (Institute of Science for Information) e no Medline (National Library of Medicine, USA). O editor dos Cadernos de Saúde Pública relatou sua odisséia no preparo de um vasto dossiê de sua revista e da ida aos Estados Unidos para proferir palestra de apresentação de sua revista a fim de obter a indexação na Web of Science da ISI. O editor da revista espanhola Nutrición Hospitalaria relatou a sua experiência, em parte semelhante às de outros presentes que conseguiram os mesmos objetivos, ficando claro a todos que as revistas da América Latina, Espanha e Portugal necessitam focar os seus objetivos em obter uma maior visibilidade. Este objetivo pode ser obtido com mudanças internas de suas revistas com a implantação de uma política agressiva em busca da qualidade. Sem menosprezar os cuidados gráficos e estéticos, o conselho editorial deve ser de qualidade e conter em seu bojo especialistas que tenham representatividade científica e, principalmente, um currículo de publicações que atendam aos requisitos dos índices bibliométricos de produtividade em pesquisa na área. Como menção a este requisito, cumpre destacar que a Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (RBHH) cumpriu esta tarefa recentemente ao reformular e internacionalizar o seu corpo editorial.

Foi consenso entre os participantes da necessidade da publicação em inglês, não por modismo e sim porque o inglês hoje deve ser considerado uma língua franca e técnica. Como isto deve ser implantado é discutível, e as opções vão desde a radical mudança - a de impressão da revista em inglês - a edições bilíngües, como a da RBHH, ou edições separadas e concomitantes de língua nativa e em inglês.

Outra opção mais econômica enfatizada foi o da edição de uma forma eletrônica nativa/inglês e manutenção da forma tradicional da revista na forma impressa. Ainda em relação ao inglês foi enfatizado que o mesmo deve ser "caprichado", ou seja, revisado por elemento afeito a esta língua, de preferência que tenha esta como língua mãe. Um resumo ou um texto com inglês ruim foi dito que afasta o leitor internacional e o leva a dúvidas sobre a credibilidade do manuscrito, afastando-o da leitura do artigo e, em conseqüência disto, eliminando, com certeza, o artigo de uma possível futura citação.

O grupo de revisores de uma revista, segundo orientações, deve ser crítico e rápido e, em relação a este ponto, a SciELO estará propiciando um banco de informações de revisores, em seu Open Journal System, que se encontra em teste final. Este sistema, além de gerenciamento das edições e de facilitação de inserção online dos periódicos, capturará os autores com currículo e habilidade passíveis de serem contatados para o exercício da revisão em questão a critério dos editores.

Na seqüência, os responsáveis pela SciELO apresentaram os dados de evolução e progresso da mesma, que cada vez mais se dissemina pelo mundo, sendo respeitada e acessada em todos os continentes, prestando um serviço inestimável às revistas que nela se encontram indexadas. Novos serviços e facilitações disponíveis aos editores e leitores foram demonstrados, assim como a necessidade de interação e integração entre as revistas foi ressaltada como um objetivo a ser buscado nos próximos anos. Assim, a palavra de ordem foi para que todos os editores estimulem a citação de artigos das revistas das bases de dados da SciELO. Um dos editores sobre este tema informou o que já sabíamos, ou seja, do baixo percentual de citações de revistas nacionais nas publicações, preferindo os autores as citações de revistas internacionais e que possuem alto fator de impacto no ISI, causando um desserviço à produção nacional.

A indexação das revistas em maior número de bases foi sugerida para todos, e uma palestra do representante regional da ISI ilustrou o vasto poder que ela exerce no mercado editorial e científico, e, segundo o mesmo, esta base de dados encontra-se atualmente mais permeável a indexar revistas de língua não inglesa, apesar de ainda ter ficado claro que a restrição ocorre. Outra grande base de dados, a Scopus, da Elsevier, no qual a RBHH está indexada, demonstrou a sua utilidade e sua proximidade de atividades com a SciELO, obtendo-se, dentro do seu ambiente, informações principalmente ligadas à produtividade dos pesquisadores.

O evento foi extremamente produtivo e alertou a todos os editores da necessidade de um maior engajamento e das suas responsabilidades em cumprir tarefas para que os periódicos da América latina, Espanha e Portugal cada vez mais quebrem barreiras e sejam mais respeitados na comunidade científica internacional.

A RBHH está nesse caminho.

Recebido: 18/09/2008

Aceito: 18/09/2008

  • Correspondência:
    Milton Artur Ruiz
    Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155-1º andar
    Cerqueira Cesar 05403-000
    S.Paulo-SP - Brasil
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      16 Dez 2008
    • Data do Fascículo
      Out 2008
    Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia e Terapia Celular R. Dr. Diogo de Faria, 775 cj 114, 04037-002 São Paulo/SP/Brasil, Tel. (55 11) 2369-7767/2338-6764 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: secretaria@rbhh.org