SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3The use of the World Wide Web as a tool to promote the nutritional education: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Rev. Bras. Cienc. Farm. vol.39 no.3 São Paulo July/Sept. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322003000300001 

EDITORIAL

 

 

A RBCF continua refletindo os avanços da área de Ciências Farmacêuticas no País. No presente número, a utilização da internet como meio provedor de informações acerca de alimentos e a pesquisa em radiofármacos, campo que merece, ainda, maior atuação dos pesquisadores, sobretudo nas Faculdades de Farmácia, são exemplos nesse particular. Ademais, ressalta-se a importância da revisão com respeito às pesquisas acerca de alimentos funcionais, como a clorofila, cujas propriedades vêm sendo amplamente ressaltadas.

Outrossim, as pesquisas relacionadas com fármacos e medicamentos publicadas cobrem o amplo leque das possibilidades da área, indo desde a síntese até o controle terapêutico, passando por novas formas de liberação, com o emprego de alternativas metodológicas e de formulação, por meio de excipientes novos e clássicos. A preocupação da qualidade também se reflete no artigo publicado sobre produtos relacionados. Os princípios ativos naturais, campo de pesquisa altamente frutífero, abordados sob o ponto de vista de caracterização química, também encontram-se presentes no número em apreço.

Como reflexo da necessidade de conhecimento aprofundado dos alimentos e de suas novas fontes, publicam-se estudo referente ao colesterol, cujas implicações têm sido objeto de amplos estudos na atualidade, e abordagem metodológica da caracterização de carotenóides isolados de fonte microbiana.

De alta importância no contexto da saúde, pesquisa sobre a administração de esteróides anabólicos é apresentada sob o ponto de vista toxicológico, servindo como ponto de partida para possíveis políticas públicas a serem implementadas.

Face à tendência que se vem desenhando, atingiremos, até o fim do presente ano, número significativamente alto de submissões, número esse jamais atingido na história do periódico. Esse tem sido um dos grandes incentivos à Comissão de Publicação e à sua Secretaria, para que se implementes novas estratégias e para que se prossiga rumo ao atendimento das metas anteriormente estabelecidas.

Agradecemos, uma vez mais, a laboriosa participação dos assessores, que, com toda a competência e experiência, analisaram os artigos. Essa contribuição tem sido primordial para o aprimoramento da RBCF.

 

Elizabeth Igne Ferreira
Editora Científica