SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Quantification of furanoheliangolides by HPLC and GCRiscos e prevenção da obesidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Rev. Bras. Cienc. Farm. vol.39 no.3 São Paulo July/Sept. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322003000300015 

PUBLICAÇÕES NOVAS NEW PUBLICATIONS
MICROBIOLOGIA APLICADA

 

 

Profa.Thereza Christina Vessoni Penna

FCF/USP

 

 

 

PADOVESE, M. C.; DEL MONTE, M. C. C., coords. Esterilização de artigos em unidades de saúde. 2. ed. São Paulo: Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar, 2003.156p.

O avanço da tecnologia e a demanda de novos artigos médico-hospitalar-odonto-farmacêuticos nas áreas de diagnósticos, em procedimentos cirúrgicos e pós-operatórios e de recuperação tem disponibilizado no mercado artigos críticos e semi-críticos das mais variáveis natureza, principalmente de materiais de difícil limpeza, desinfecção e mesmo esterilização por agentes físicos e químicos convencionais. Portanto, sendo as enfermeiras responsáveis pela central de materiais de esterilização em áreas de saúde, a Segunda edição revisada e ampliada da publicação "Esterilização de artigos em unidades de saúde", patrocinada pela Associação Paulista de Estudos e Controle de Infecção Hospitalar, vem contribuir com o conhecimento indispensável da aplicação dos agentes físicos e químicos para atingir as esterilidades estabelecidas, respeitando a funcionalidade e integridade dos mesmos materiais.

A atualização dos capítulos com a inclusão de assuntos de interesse internacional como a doença de Crewtfeldt-Jacob (CJD), porém com risco ocupacional de transmissão remoto, é importante para ampliar os conhecimentos dos profissionais atuantes na Central de Esterilização hospitalar.

O capítulo 2 aborda importante tema sobre embalagens para esterilização, suas aplicações e recomendações próprias, enfatizando diferentes tipos de invólucros apropriados para esterilização hospitalar disponíveis no mercado, incluindo o uso convencional de tecido de algodão.

Ressalto com apreço a exposição dos aspectos legais referentes à Esterilização, discutidos de maneira acadêmica no capítulo 6, relacionando a legislação nacional às legislações internacionais. Para os profissionais da área de saúde a consulta permanente da legislação disponível para "oferecer diretrizes (p.71) para as ações no âmbito dos Centros de Material Esterilizado"é de indiscutível importância. O capítulo ressalta igualmente aspectos legais referentes à área física da Central de Esterilização, como referente aos agentes físicos e químicos esterilizantes.

Houve, por parte dos autores, a preocupação de incluir os "sites de interesse sobre esterilização", possibilitando contínua atualização dos temas abordados.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License