SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Esterilização de artigos em unidades de saúdeDesnutrição e obesidade: faces contraditórias na miséria e na abundância author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Rev. Bras. Cienc. Farm. vol.39 no.3 São Paulo July/Sept. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322003000300016 

PUBLICAÇÕES NOVAS NEW PUBLICATIONS
NUTRIÇÃO

 

 

Prof. Julio Tirapegui

FCF/USP

 

 

 

ANGELIS, R.C. Riscos e prevenção da obesidade. São Paulo: Atheneu, 2003.1102p.

A obesidade, segundo a Organização Mundial da Saúde, já constitui uma epidemia mundial. Atinge a todas as camadas sociais, tanto nos países desenvolvidos como nos denominados em desenvolvimento. Evidências experimentais recentes assinalam que 35% da população brasileira tem sobrepeso. Este fato está associado ao aparecimento das enfermidades denominadas denegerativas, tais como hipertensão, enfermidades cardiovasculares, diabetes, câncer, etc., que têm um impacto prejudicial ã saúde da população e à qualidade de vida.

Este livro editado pela Profª. Rebeca C. de Angelis fornece os fundamentos necessários para todos aqueles interessados no tema da obesidade.Escrito em linguagem bastante coloquial e didática nos introduz neste tema de maneira simples e de fácil compreensão até pelo público leigo. O livro está dividido em 6 partes, que são: 1. Conceitos gerais, 2. Risco e conexões com enfermidades, 3. Prevenção nutricional da obesidade, 4. Conclusões e recomendações, 5. Tabelas ilustrativas e indicações práticas e 6. Bibliografia.

Os conceitos deste texto são delineados num estilo simples e direto, apresentando ilustrações que facilitam ainda mais a compreensão do leitor. Sem dúvida, é um livro útil como introdução ao tema da obesidade para profissionais e estudantes da área biológica, especialmente nutricionistas, médicos e farmacêuticos interessados nos fundamentos fisiológicos e nutricionais da obesidade.