SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue3Riscos e prevenção da obesidadeClinical chemistry: theory, analysis, correlations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Rev. Bras. Cienc. Farm. vol.39 no.3 São Paulo July/Sept. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322003000300017 

PUBLICAÇÕES NOVAS NEW PUBLICATIONS

 

 

Profa. Elizabete Wenzel de Menezes

FCF/USP

 

 

 

TONIALL, S. R. Desnutrição e obesidade: faces contraditórias na miséria e na abundância. Recife: IMP, c2001.180p.

O livro Desnutrição e Obesidade. Faces Contraditórias na Miséria e na Abundância apresenta produtos decorrentes de extremas contradições sociais, que se refletem no processo alimentar. O texto não se limita a descrever dados numéricos quanto à desnutrição e à obesidade e apontar rumos clássicos para uma atuação preventiva e social, mas descreve também historias passadas, que influenciaram os hábitos alimentares.

As informações são provenientes de estudos na região urbana de São Luiz, Maranhão, e estão distribuídas em cinco capítulos: Bases teóricas e metodológicas do estudo; O contexto histórico e econômico; O cenário atual: A alimentação atual: do arroz de cuxá ao café com farinha; Os corpos, espelhos da desigualdade. O texto é bastante interessante e está escrito de forma clara, integrando aspectos biológicos, sociais e políticos.

A principal característica do livro, a qual o diferencia de outros na área, é a busca de compreensão e intencionalidade. A autora faz um mapeamento de relatos da origem da desnutrição e obesidade, descrevendo o processo econômico-social e suas raízes culturais e históricas desde a colonização, para que estas informações sejam consideradas juntamente na avaliação dos dados epidemiológicos.