SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Química farmacêutica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Rev. Bras. Cienc. Farm. vol.41 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322005000400017 

PUBLICAÇÕES NOVAS NEW PUBLICATIONS
SAÚDE PÚBLICA

 

 

Profa. Valentina Porta

FCF/USP

 

 

JARAMILLO, E. Contribución de la comunidad a la atención de la tuberculosis: uma perspectiva latinoamericana. Colômbia: Organizacíon Mundial de la Salud, 2002. 31p.

Esta obra descreve, em seis capítulos e dois anexos, trabalho realizado para identificar e caracterizar programas de controle de tuberculose na América Latina em que exista participação efetiva da comunidade. O capítulo 1 introduz o tema e descreve, resumidamente, a situação do sistema de saúde e do controle da tuberculose no continente latinoamericano, além de apresentar o objetivo do trabalho. Os métodos utilizados na execução do trabalho, descritos no capítulo 2, incluem pesquisa bibliográfica nas bases MEDLlNE e LlLACS-BIREME com a utilização das palavras-chave "comunidade" e "tuberculose" e pesquisa de campo em cinco localidades na Colômbia e na Bolívia selecionadas com ajuda da Organização Panamericana de Saúde, e apresentadas no capítulo 3.A descrição dos resultados, no capítulo 4, inclui o detalhamento dos projetos comunitários existentes nas localidades pesquisadas além de dados sobre a notificação de casos de tuberculose, taxa de cura e parcela da população atendida em cada localidade. Estes resultados são discutidos no capítulo 5.A conclusão, apresentada no capítulo 6, enfatiza o potencial das iniciativas comunitárias no provimento de atenção voltada à tuberculose.Os anexos apresentam modelo de entrevista utilizada no trabalho (anexo 1) e nomes dos responsáveis pelas informações recolhidas (anexo 2).A obra é de interesse não somente dos pesquisadores que atuam no controle de tuberculose, mas de todos que trabalham na elaboração e implementação de políticas de saúde.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License