Acessibilidade / Reportar erro

Innovatove Experiences

PUBLICAÇÕES NOVAS NEW PUBLICATIONS

FARMACOGNOSIA

Dominique C. H. Fischer

Profa Dra./FCF/USP

SHARING Innovatove Experiences.New York: UNDP, 2005.v. 10, 191p.

A presente publicação mostra-se de grande valia para pesquisadores, nas Áreas de: Farmacognosia, demais Ciências Farmacêuticas, Química de Produtos Naturais e outras Ciências afins, além de ser útil, também, às empresas interessadas em desenvolver produtos fitoterápicos. Ainda, na área acadêmica, recomendase aos Pós-graduandos e alunos de Graduação, fornecendo-lhes valiosa fonte de informação atualizada sobre o "estado da arte" das pesquisas com plantas medicinais, nos mais diversos países. É uma demonstração de como a medicina tradicional pode traduzir-se na produção de fitoterápicos, com o auxílio da Ciência e de novas tecnologias de grande aplicabilidade.

Ao mesmo tempo, é um exemplo concreto de esforços conjuntos bem sucedidos e de caráter multidisciplinar, que aliam a busca incessante, e necessária, de novos fármacos e opções terapêuticas, à iniciativa de uso sustentável da riqueza oferecida pela biodiversidade mundial.

Representa um grande estímulo às instituições de fomento à pesquisa e indústrias farmacêuticas, cujos investimentos bem direcionados, e parcerias com Universidades, podem reverter, diretamente, em favor das populações menos favorecidas e sob a forma de medicamentos de qualidade que, irão garantir retorno financeiro para as mesmas.

O livro é editado pela UNDP (United Nations Development Programme), tendo contado com a colaboração de entidades como: a SSC (UND Special Unit for South-South Cooperation), uma Unidade de cooperação técnica de países desenvolvidos, a TWAS (The Third World Academy of Sciences), uma associação internacional de cientistas, fundada em 1983, e a TWNSO (The Third World Network of Scientific Organization), organização que reúne integrantes de diversos níveis e cargos, inclusive políticos, empenhados no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia, estimulando o trabalho cooperativo entre países em desenvolvimento e visando a promoção do mesmo, para o cone Sul, de forma cientificamente embasada e sustentável.

A obra fornece uma coletânea de dados acerca de pesquisas realizadas, em diferentes países, por grupos de cientistas de várias instituições. Consiste no décimo volume da série "Partilhando Experiências Inovadoras" (Sharing Innovative Experiences), focalizando "Exemplos de Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos, a partir de Plantas Medicinais". Encontra-se subdividida, em quatro seções, intituladas: "Da flora ao medicamento", "Validação científica", "Conhecimento tradicional" e "Fontes nativas e cultivadas".

A estratégia de elaboração dos capítulos permite ao leitor adquirir, simultaneamente, uma visão particular e ampla da temática referente à obtenção de fitoterápicos, tendo em vista que, em cada "estudo de caso" de um determinado país, fornece dados detalhados dos projetos, abordando itens comuns, como: nomes e dados dos pesquisadores e instituições envolvidos, Agências de fomento, período de implementação, resumo da pesquisa, embasamento e justificativa, descrição, obtenção de patentes e comer-cialização do produto resultante do projeto, parcerias, reprodutibilidade, implicações políticas, lições adquiridas, impacto do projeto, planos futuros e publicações derivadas. Na primeira seção, o livro apresenta, de início, o projeto desenvolvido, na Costa Rica, onde foram obtidos fitoterápicos, na forma de géis, cremes e comprimidos, contendo as espécies Quassia amara, Plantago major, Aloe vera e Justicia pectoralis. Na India, as pesquisas resultaram na produção de comprimidos hipolipidêmicos, contendo uma fração orgânica da goma de Commiphora mukul, bem como, de comprimidos potencializadores da memória, constituídos por uma fração padronizada de Bacopa monniera e do desenvolvimento de fórmula injetável do arteéter, um derivado semi-sintético da artemisinina, fármaco antimalárico isolado de Artemisia annua. O composto é muito eficaz, nos casos de malária resistente aos diferentes fármacos, convencionalmente empregados. Na Tailândia, estudo coordenado permitiu a otimização do cultivo de Andrographis paniculata, além da validação de métodos analíticos para a obtenção racional e realização do controle de qualidade da espécie. Em paralelo, foram avaliados os efeitos desta, sobre o sistema cardiovascular, sendo utilizada, naquele país, para tratar o resfriado comum.

As demais seções, mostram os projetos de outros países, relacionados aos processos de obtenção, padronização, análise e/ou ensaios farmacológicos e clínicos de fármacos, drogas, derivados e/ou seus metabólitos e tecnologias de produção, citando-se aqueles desenvolvidos em : Bangladesh (Azadirachta indica), Costa Rica (fucoidanos de Fucus vesiculosus), Peru (Uncaria tomentosa, conhecida como"unha-de-gato" e Lepidium meyenii), Tunísia (polifenóis extraídos de efluentes descartados por indústrias produtoras de azeite), Etiópia (Moringa stenopetala), Quênia (estudos clínicos com espécies da medicina tradicional), Ruanda (obtenção de produtos fitoterápicos a partir de plantas medicinais de uso popular), Suazilândia (Phytolacca dodecandra), Vietnã (desenvolvimento de medicamento contra a dependência química), China (espécies do gênero Fritillaria.), Jamaica (vegetais da medicina tradicional, destacando-se: Tamarindus indica, Morinda citrifolia, Zingiber officinale, Azadirachta indica ) e Jordânia (Hypericum triquetrifolium).

Uma das mensagens deixada pela própria Unidade de Cooperação Técnica-SSC lembra-nos, que: "O compartilhamento do conhecimento é um componente essencial da cooperação para o desenvolvimento", estratégia esta que deu origem ao nome da série, à qual pertence o livro, tendo, inclusive, resultado na sua publicação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    07 Jul 2006
  • Data do Fascículo
    Mar 2006
Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 950 , Caixa Postal 66083 , 05315-970 - São Paulo - SP - Brasil , Tel.: (011) 3091.3804 , Fax: (011) 3097.8627 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjps@usp.br