SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Regulation of functional foods and nutraceuticalsSistema de salud de Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Rev. Bras. Cienc. Farm. vol.42 no.3 São Paulo July/Sept. 2006

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322006000300018 

PUBLICAÇÕES NOVAS NEW PUBLICATIONS
ALIMENTOS

 

 

Profa. Susana Marta Isay Saad

FCF/USP

 

 

 

 

SALMINEN, S.; VON WRIGHT, A.; OUWEHAND, A., eds. Lactic acid bacteria: microbiological and functional aspects. 3rd. ed. New York: Marcel Dekker, 2004. 633p.

As bactérias láticas desempenham um papel importante na conservação de alimentos, estando principalmente associadas aos produtos lácteos fermentados, como iogurtes e queijos. Atualmente, um número crescente de produtos alimentícios que resultam em benefícios à saúde, denominados de alimentos funcionais, assim como preparações farmacêuticas, é considerado por seus benefícios à saúde, com base nas características de determinadas cepas de bactérias láticas. Entretanto, a maioria dessas cepas não foram completamente estudadas e, conseqüentemente, os benefícios atribuídos não são bem substanciados, bem como a identificação das cepas estudadas freqüentemente não é precisa.

Editado pelos Drs. Seppo Salminen, Atte von Wright e Arthur Ouwehand e com a co-autoria de mais 37 especialistas de diversos países, o livro, em sua terceira edição, é subdividido em 22 capítulos. Os diferentes capítulos abordam, entre outros assuntos, classificação, genética, componentes antimicrobianos, mecanismos de proteção contra fagos e segurança de bactérias láticas e sua produção e aplicação industrial, gêneros específicos de probióticos, a microbiota intestinal e a sua interação com o hospedeiro, prebióticos, estudos em humanos e em animais e perspectivas futuras na pesquisa e desenvolvimento de bactérias láticas. No referidos livro, uma ênfase especial é dada aos aspectos das bactérias láticas relativos à saúde, sendo indicado principalmente para microbiologistas, tecnólogos de alimentos e especialistas em desenvolvimento de produtos, farmacêuticos, nutricionistas, clínicos, biólogos e outros profissionais da área de saúde. Substanciado em estudos dos últimos 5 anos, o livro mostra ser uma excelente revisão da pesquisa atual sobre a função, a utilização e os aspectos nutricionais de bactérias láticas.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License