Acessibilidade / Reportar erro

Desafios: disseminação do conhecimento, indexação e meios eletrônicos

EDITORIAL

Desafios: disseminação do conhecimento, indexação e meios eletrônicos

Mais uma vez vimos à comunidade acadêmica apresentar a trajetória da Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas/Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences, mostrando sua evolução e refletindo sobre novos desafios e propósitos.

Ao se comprovar que a RBCF/BJPS vem se consolidando como principal veículo de divulgação da área das Ciências Farmacêuticas, reconhecemos que o conjunto de ações empreendidas ao longo dos últimos anos foram de expressiva importância.

Analisando-se os gráficos ora apresentados, pode-se verificar que houve, no ano anterior, aumento de 27,7% no número de trabalhos submetidos (Gráfico 1), através do qual se constata maior busca, por parte dos pesquisadores da área, da Revista, como órgão de divulgação de seus trabalhos.


Cabe salientar que a indexação da RBCF na coleção SciELO Brasil, a partir de outubro de 2004, surge como um dos principais fatores desta evolução. A divulgação eletrônica dos artigos através do livre acesso – RBCF registra, desde a sua indexação no SCiELO até o momento, 196.010 acessos eletrônicos – mostra-se como efeito positivo e é refletido na elevação substantiva do número de artigos submetidos à publicação.

Consegue-se, hoje, manter estabilidade no número de artigos publicados (Gráfico 2) e, cumprindo sua principal finalidade, a de publicar, majoritariamente, artigos originais, a RBCF atinge média, nos últimos cinco anos, de 43 artigos publicados (Gráfico 3).



Da mesma forma, tem-se alcançado a meta de aumentar o número de trabalhos publicados originados de outros Estados do País, e também do Exterior, cumprindo uma das principais exigências dos órgãos de indexação (Gráfico 4).


Partindo-se do princípio que o conhecimento científico é um bem público e que hoje, pessoas podem acessar os textos on line, remetê-los aos seus pares, copiá-los ou imprimi-los e que os autores necessitam divulgar seus trabalhos e até mesmo a transparência de seu desempenho através da coleta dos índices de citação que as fontes de indexação proporcionam, sentimo-nos fortalecidos e, assim, impulsionados a aprimorar cada vez mais a Revista e buscar indexação em outras importantes fontes de indexação, como Medline e ISI.

Sabe-se que as publicações científicas devem atuar como indicadores do desempenho acadêmico do pesquisador de modo a permitir o seu reconhecimento e, para tanto, é essencial a disseminação, a indexação e a efetiva atuação através de meios eletrônicos.

É nossa intenção agir cada vez mais neste sentido, de forma a fomentar a integração entre autores, editores, revisores, pesquisadores, enfim entre todos os envolvidos no processo de produção do conhecimento científico.

Cabe, salientar também, a preocupação com todos os mecanismos que envolvem o processo de avaliação dos artigos e ressaltar a importante colaboração dos revisores que, através de seus comentários e correções abalizadas auxiliam na seleção das contribuições e conferem legitimidade, qualidade e autoridade à publicação. Nesse particular, são três, ao invés de dois, os revisores especialistas, atualmente convidados a avaliar os artigos submetidos. Visa-se, assim, dar maior consistência à avaliação, sobretudo em casos de pareceres conflitantes.

Quanto à modernização do processo de edição, desde o recebimento até a disponibilização do artigo, vêm-se buscando novas metodologias eletrônicas efetivas, que possam fornecer meios para agilizar e aprimorar o procedimento atual.

A grande realização do trabalho desenvolvido está em comprovar que se faz parte de um grande círculo de desenvolvimento: os investimentos são aplicados em pesquisas das diferentes áreas que, por sua vez, necessitam ser divulgadas através de suas respectivas publicações científicas. Estas, ao serem acessadas, lidas, citadas e reutilizadas, gerarão novos conhecimentos, mais educação, novas políticas e certamente ações inovadoras e empreendedoras.

É neste cenário dinâmico e em constante evolução que a RBCF contribui para o desenvolvimento da pesquisa na área das Ciências Farmacêuticas em nosso País.

Leila Rangel de Carvalho Aranha

Editoria Executiva

Serviço de Publicações e Circulação

Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas - USP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Set 2007
  • Data do Fascículo
    Jun 2007
Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 950 , Caixa Postal 66083 , 05315-970 - São Paulo - SP - Brasil , Tel.: (011) 3091.3804 , Fax: (011) 3097.8627 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjps@usp.br