Acessibilidade / Reportar erro

Prof. Dr. Paulo Suyoshi Minami (1940-2008)

RELEMBRANDO

Prof. Dr. Paulo Suyoshi Minami (1940-2008)

O Professor Paulo Minami, ou melhor, Professor Minami, como era chamado entre os amigos e alunos desta Faculdade, era uma pessoa dedicada, trabalhadora, voltada sempre para o melhor desenvolvimento da nossa Unidade de Ensino.

Conheci o Professor Paulo como professor de Microbiologia, disciplina ministrada na então Faculdade de Farmácia e Bioquímica da USP, nas instalações do antigo prédio da Biologia. Era um professor polêmico, crítico, persistente e paciente. Ele soube equilibrar as atividades de pesquisador, de docente e de administrador, de forma a demonstrar um amor inequívoco à Farmácia, tanto enquanto ciência como instituição. Ascendeu à categoria mais alta dentro da USP, por concurso, no cargo de Professor Titular do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas.

Colaborou muito nas primeiras jornadas científicas organizadas pelo Centro Acadêmico de Farmácia e Bioquímica e era grande incentivador de novas idéias.

Mais tarde, como colega da Unidade, interessava-se pelas pesquisas de todos e sempre procurava colaborar. Participou da estruturação do curso de pós-graduação da FCF, cujas diretrizes são seguidas até hoje.

Sempre mostrou entusiasmo em atualizar e melhorar o currículo farmacêutico, aliás, até a véspera da sua hospitalização, estava trabalhando neste tema junto ao Conselho Regional de Farmácia.

Participou ativamente da formação de jovens profissionais e acadêmicos titulados em mestrados e doutorados.

Era participante ativo e também atuava como representante nas diversas comissões da Universidade e da Unidade como membro ou como chefe do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, coordenador do Programa de Pós-Graduação, presidente da Comissão de Pós-Graduação da FCF e membro da Congregação. Organizava, e mantinha atualizado, o catálogo com todas as dissertações e teses defendidas na FCF.

Teve importante participação, junto com outros membros da Unidade, na criação e no funcionamento inicial do Laboratório Clínico do Hospital Universitário da USP, onde veio a falecer.

Renomado especialista em Micologia, foi membro do Conselho Editorial do Journal of the Brazilian Society for Microbiology e autor do livro Micologia: Métodos Laboratoriais de Diagnósticos das Micoses.

Participou de diversas entidades associativas, colaborando ativamente. Foi presidente da Sociedade de Farmácia e Química de São Paulo, membro da comissão Fundo Bunka de Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social _ Bunkyo, e em comissões da União Farmacêutica de São Paulo e do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo.

Devido a seus profundos conhecimentos era sempre bastante crítico nas avaliações de trabalhos científicos e nos momentos em que sugeria nomes da comunidade científica para homenagens.

Ele deu início ao processo de informatização na Faculdade, introduzindo, aos poucos, os conhecimentos sobre a informática.

Com a sua aposentadoria, a Faculdade não perdeu um colaborador, pois ele continuou colaborando ativamente na organização da memória da Faculdade, iniciando com o trabalho da memória fotográfica, colecionando uma série de fotografias junto aos colegas, professores e profissionais que passaram por esta Faculdade.

Teve interesse particular pela história da Farmácia, adquirindo, com recursos próprios, interessante material histórico e organizando exposições dentro e fora da Universidade.

Lembro do seu ideal de preservação do passado com a idéia e ação ativa na montagem do museu de Farmácia, com equipamentos e aparelhos de uso em farmácia, obtidos nas disciplinas da Faculdade, como também de colaboradores externos.

Com seu falecimento, a figura do professor que caminhava lentamente pelos corredores da Faculdade com os braços para trás não mais será vista, mas não posso deixar de pensar: O que será que estava pensando? Ao cruzarmos, não deixava de dar uma palavrinha que, às vezes, se alongava por um bom tempo. O professor Paulo, com certeza, tinha muitas contribuições tais como, recordações, críticas e muitas sugestões para o futuro desta Faculdade. Grande amigo e uma grande perda. Quem sabe ELE reservou um lugar especial para o Professor Paulo.

Sunao Sato

Prof. Titular FBT/FCF/USP

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    24 Out 2008
  • Data do Fascículo
    Set 2008
Divisão de Biblioteca e Documentação do Conjunto das Químicas da Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 950 , Caixa Postal 66083 , 05315-970 - São Paulo - SP - Brasil , Tel.: (011) 3091.3804 , Fax: (011) 3097.8627 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: bjps@usp.br