SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 issue3Effect of crude extracts of leaves of Smallanthus sonchifolius (yacon) on glycemia in diabetic ratsPrinciples of molecular oncology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas

Print version ISSN 1516-9332

Rev. Bras. Cienc. Farm. vol.44 no.3 São Paulo July/Sept. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1516-93322008000300025 

PUBLICAÇÕES NOVAS NEW PUBLICATIONS
BIOQUÍMICA APLICADA

 

 

Profa. Carlota Oliveira Rangel Yagui

FCF/USP

 

 

 

KOBE, B., GUSS, M., HUBER, T. (Eds.) Structural Proteomics – High-Throughput Methods. Totowa: Humana Press, 2008. 601p. (Methods in Molecular Biology).

Com o avanço das ciências genômicas, criou-se uma enorme demanda por estudos de identificação funcional de proteínas, que deu origem à proteômica. A análise proteômica, de maneira geral, permite a identificação de novos alvos farmacológicos e marcadores biológicos, identificação de moléculas bioativas a partir de extratos biológicos naturais e caracterização de respostas celulares a determinados fármacos, drogas, doenças e mudanças ambientais. A obra, Structural Proteomics – High-Throughput Methods, pertencente à série Methods in Molecular Biology, editada por Bostjan Kobe, Mitchell Guss e Thomas Huber, tem como objetivo auxiliar pesquisadores e laboratórios no estabelecimento de técnicas de alta demanda em proteômica, além de fornecer visão atual dos principais aspectos de otimização de estruturas protéicas como alvos farmacológicos. Elaborado por diversos colaboradores, este livro está dividido em trinta e nove capítulos, redigidos em formato de artigos científicos, agrupados em cinco sessões, a saber: Seleção de Alvos Protéicos, Abordagens em Bioinformática e Gerenciamento de Dados; Produção de Proteínas; Caracterização Biofísica e Funcional de Proteínas; Caracterização Estrutural de Proteínas; e Visão Geral de Proteômica Estrutural. Com um texto denso e bastante atual, o que pode ser confirmado pelas referências bibliográficas apresentadas em cada capítulo, o livro aborda os diversos aspectos envolvidos na proteômica estrutural, ressaltando-se aplicação de técnicas de alta demanda na clonagem, expressão, produção, renaturação, cristalização e determinação de estruturas protéicas como alvos farmacológicos. Em suma, esta obra apresenta valiosa contribuição em campo de pesquisa em ascensão.