Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

O presente número, cuja proposta temática são os novos paradigmas no limiar do século XXI, tem o propósito de instigar a reflexão sobre os rumos que a literatura vem tomando neste início de século e de milênio. Parece-nos que devemos começar a mapear os novos núcleos teórico-temáticos que se apresentam como dominantes no pensamento universitário da área de Letras, e que, de algumas décadas para cá, têm suscitado o interesse e a curiosidade dos pesquisadores. A análise dos artigos selecionados, no entanto, mostrou-nos que, ao lado de enfoques apoiados nos avanços tecnológicos modernos, a investigação das áreas de Letras e Lingüística continua a valorizar tendências que se afirmaram e amadureceram em seu campo de estudos na segunda metade do século XX.

Os dois primeiros textos se voltam para as influências da era da informatização (hipertextos, poesia multimídia) na literatura e se preocupam com as novas relações que a cibercultura está estabelecendo com o leitor e o texto. Em seguida, aproximamos dois artigos que tratam de autores contemporâneos, de culturas diferentes, Paul Auster e Pascal Quignard, cujas obras, em suas diferenças, abordam a questão do desaparecimento, do silêncio e da morte, recorrente em inúmeras obras literárias e teóricas das últimas décadas. O quinto artigo, ao aproximar Rimbaud e Baudelaire à luz de uma ótica benjaminiana, não se distancia dos demais, uma vez que retoma teoricamente a importância da era da técnica para a literatura e as artes, e relê poetas em cujas obras o silêncio e a morte desempenham papel fundamental. A seguir, dois trabalhos acentuam a importância dos estudos comparados em literatura: o primeiro confronta o martiniquenho Patrick Chamoiseau, prêmio Goncourt de 1992, e Mário de Andrade, situando-os na tradição cômica de Rabelais; o outro aborda, no universo da teoria literária latino-americana, a importância dos estudos culturais. À temática da cultura popular, de cunho também comparatista, filia-se o artigo que escolhemos para o fechamento deste ciclo literário, e que expõe os resultados de uma pesquisa sobre o Mardi Gras de Nova Orleans, em uma tentativa de resgatar uma tradição recentemente abalada. Encerrando o conjunto de artigos, publicamos uma análise comparada das diferenças entre a Análise de Conteúdo e a prática da Análise do Discurso, abordagem lingüística que tomou vulto no decurso da segunda metade do século passado e tem abrigado inúmeros projetos de pesquisa nas universidades brasileiras.

Se ainda não há tempo suficiente para abranger a diversidade que as novas tendências literárias e lingüísticas parecem sugerir, pudemos constatar que as pesquisas estão em curso e que hoje os pesquisadores revêem e reavaliam os ganhos que a investigação na área de Letras contabilizou nos últimos cinqüenta anos.

Os Editores

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Set 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 2005
Programa de Pos-Graduação em Letras Neolatinas, Faculdade de Letras -UFRJ Av. Horácio Macedo, 2151, Cidade Universitária, CEP 21941-97 - Rio de Janeiro RJ Brasil , - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: alea.ufrj@gmail.com