Acessibilidade / Reportar erro

O conteúdo científico de artigos

O conteúdo científico de artigos

A redação de um artigo científico deve incluir bem mais do que um relato e uma análise do trabalho realizado, seja ele de cunho teórico ou experimental. A discussão dos resultados obtidos ganha consistência quando estes são modelizados, parametrizados e, principalmente, contextualizados no âmbito da vasta bibliografia hoje disponível. É isso que agrega conteúdo científico ao artigo, porque a comparação com dados e modelos já publicados suporta ou situa o novo texto na área específica que representa, agregando-lhe confiabilidade. Além disso, a análise comparativa detalhada dos resultados apresentados com base na literatura retroalimenta-os positivamente, deixando mais claro os avanços incrementais alcançados ou se uma abordagem disruptiva foi feita, o que é bem mais raro. Para tal, também é necessário que referências muito recentes sejam citadas, tanto quanto as mais antigas e muito representativas do tema.

A Editoria da revista Matéria preocupa-se em orientar os autores que lhe submetem seus artigos, durante os processos de revisão por pares e editoração, em questões que possam aumentar o conteúdo científico dos seus artigos. Com isso, os pesquisadores latino-americanos, principais alvo da revista, terão a sua disposição textos mais aprofundados e consistentes para estudar. Considere estes argumentos e agregue conteúdo científico ao seu texto também.

Cordialmente,

Paulo Emílio V. de Miranda

Editor-Chefe

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2010
  • Data do Fascículo
    2010
Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro, em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2 Av. Moniz Aragão, 207, 21941-594, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel: +55 (21) 3938-8791 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revmateria@gmail.com