Acessibilidade / Reportar erro

Publicação Contínua

Há vários anos que a revista Matéria subdivide sua publicação anual em quatro números ou fascículos trimestrais. Assim sendo, as publicações dos números vem ocorrendo nos meses de março, junho, setembro e dezembro de cada ano. Entretanto, o fluxo de artigos à revista tem aumentado muito; a revista publicou em 2016 3,5 vezes mais artigos que há cinco anos. Em função disso, alguns artigos eram submetidos, revisados e se, aceitos, tinham que esperar até a próxima data de publicação de um dos números anuais da revista. Mas, a dinâmica atual não admite que um artigo espere pela publicação. Ela deve ser feita tão breve quanto possível, uma vez cumpridas todas as exigências de revisão por pares, formatação e editoração. Felizmente, a SciELO implementou um novo procedimento para a publicação de artigos nas suas revistas. Trata-se da publicação contínua, uma possibilidade inovadora de publicação de artigos, sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos ou edições seriadas, o que promove rapidez no processo de publicação. O objetivo principal da publicação contínua de artigos é acelerar o processo de comunicação das pesquisas e assim contribuir para a sua disponibilidade para leitura e citação. Uma mudança que ocorre quando da publicação contínua de artigos é que não se utiliza mais a numeração de páginas, como ocorria nas publicações convencionais impressas e nas publicações digitais com fascículos. Todos os artigos perdem a informação de paginação contínua e passam a apresentar um identificador eletrônico, denominado elocation-id (electronic location identifier), que é um identificador único dentro do fascículo. Esse elemento age de forma análoga a um identificador de página para localizar um documento que não possui a numeração tradicional de páginas.

A partir de janeiro de 2017, coincidindo com o início do seu volume 22, a revisa Matéria adotou a publicação contínua de artigos. Desta forma, não se espera mais para publicar um artigo já aceito e editorado. Por exemplo, o Número 1 do Volume 22 inicia-se com a publicação de artigos disponíveis em janeiro e os publica de forma contínua até o mês de março, quando o número é fechado. Assim sendo, todo artigo aceito e editorado entre janeiro e março é rapidamente publicado. A partir de abril inicia-se uma nova sequência de publicação contínua, que é fechada em junho. E, desta forma, procede-se à publicação dos 4 números anuais da revista, agregando-se artigos continuamente até o fechamento de um fascículo para início do próximo. A revista continua utilizando o identificador de objetos digitais, DOI (Digital Object Identifier), que é um número que identifica de forma única um documento digital e garante a sua localização na rede virtual. O primeiro artigo da revista Matéria publicado com o novo procedimento da publicação contínua em janeiro de 2017 é intitulado “Método de ressonância para predição das propriedades mecânicas das madeiras de Eucalyptus urophylla e Pinus oocarpa termorretificadas”, com elocation-id e11772 e DOI 10.1590/S1517-707620170001.0104.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    2017
Laboratório de Hidrogênio, Coppe - Universidade Federal do Rio de Janeiro, em cooperação com a Associação Brasileira do Hidrogênio, ABH2 Av. Moniz Aragão, 207, 21941-594, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel: +55 (21) 3938-8791 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revmateria@gmail.com