Acessibilidade / Reportar erro

Ser editor

EDITORIAL

Ser Editor

A vida de um editor de revistas científicas – principalmente daquele que possui também outras tarefas didáticas ou de pesquisa – é mais complicada do que se pensa.

O editor recebe numerosos trabalhos de diversas especialidades, realiza a obrigatória leitura formal antes de enviá-los para que assessores os analisem, preocupa-se com o tempo e o espaço limitados. Antes, porém, deve considerar se todas as instruções básicas para a publicação dos trabalhos foram obedecidas, refletir sobre sua relevância na área e, numa rápida análise, verificar o título dos trabalhos, seu aspecto formal, a obediência ao limite de número de páginas, figuras e fotos; enfim, checar a apresentação geral dos trabalhos. Deve, também, analisar o quanto de originalidade o trabalho possui, antes de enviá-lo aos assessores.

Algumas vezes, a avaliação de um único assessor não é suficiente; é necessário consultar uma outra opinião. Alguns trabalhos, mesmo tendo sido aprovados, podem precisar de modificações e/ou correções para se adequarem ao propósito da publicação, sendo, então, novamente submetidos à apreciação dos assessores.

O gerenciamento do tráfego de artigos entre assessores e autores, trabalhoso devido à sua separação geográfica e às dificuldades em localizá-los, constitui uma tarefa adicional.

Além dos trabalhos excepcionais, que recebem aprovação unânime, há também aqueles não tão excepcionais, e decidir se eles devem ou não ser publicados não é uma tarefa fácil diante do grande volume de trabalhos submetidos.

Uma comissão de publicação ou um comitê ad hoc se reúne e decide quais trabalhos serão publicados, pois o espaço editorial é limitado. As opiniões variam, e a subjetividade no julgamento, por vezes, dificulta a decisão final, tornando complexo o processo de seleção.

Sabemos que a demora na aceitação ou rejeição dos trabalhos angustia os autores, porém este longo e complexo processo não pode ser evitado, e luta-se para abreviá-lo.

Acreditem: os editores necessitam da compreensão, da confiança e do apoio dos autores e contam com isso.

Esther Goldenberg Birman

Coordenadora Científica

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Set 2000
  • Data do Fascículo
    Jun 2000
Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica e Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo Avenida Lineu Prestes, 2227 - Caixa Postal 8216, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil, Telefone/Fax: (55 11) 3091-7855 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: pob@edu.usp.br