SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue33D-CT imaging processing for qualitative and quantitative analysis of maxillofacial cysts and tumors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Pesqui. Odontol. Bras. vol.16 no.3 São Paulo July/Sept. 2002

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912002000300001 

EDITORIAL

 

 

Como editora científica da POB e assessora de outras publicações em nosso meio, considero importante termos em mente o papel das revistas científicas na nossa área de atuação. É importante lembrar que as publicações constituem um excelente meio de disseminação de pesquisas e novas produções, trazendo, muitas vezes, importantes contribuições.

Devemos lembrar a importância das publicações não só para os autores, mas também para os leitores que podem usufruir dos conhecimentos e observações que os textos científicos podem transmitir.

Há algum tempo temos nos preparado para mudanças, e estas já começaram com a alteração da normatização bibliográfica para o estilo Vancouver. O novo estilo facilitou muito a normatização, como já pôde ser observado nos últimos números. Outras alterações, como um maior detalhamento das normas de publicação, já foram preparadas, com o objetivo de facilitar o trabalho dos autores, e também o da comissão de publicação e do conselho editorial.

A POB tem um importante papel na área de publicações científicas, oferecendo e assegurando a divulgação de trabalhos de alta qualidade na comunidade acadêmica, sendo que seu aprimoramento também começa a ser reconhecido internacionalmente.

O papel de editores e assessores é muito importante para que o rigor da análise permita determinar o que deve ou não ser publicado. Essa é uma tarefa árdua para nossos colaboradores, que, gentil e cuidadosamente, procuram, junto a nós, definir os melhores trabalhos que chegam em grande número.

A POB pode ser facilmente acessada via Internet no Projeto SciELO (http://www.scielo.br/pob), lembrando também que a revista está disponível em vários bancos de dados nacionais e internacionais, como Index Medicus (Medline) e PubMed.

Mudanças estão acontecendo, procurando-se cada vez mais o aperfeiçoamento da POB. Modificam-se as referências, alteram-se as normas, criam-se novas regras para os assessores e exige-se cada vez mais o domínio do inglês nas nossas publicações. Outras mudanças serão absorvidas paulatinamente, para atingirmos níveis cada vez mais altos nessa nossa trajetória.

 

 

Esther Goldenberg Birman
Editora Científica

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License