SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue33D-CT imaging processing for qualitative and quantitative analysis of maxillofacial cysts and tumors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Pesqui. Odontol. Bras. vol.16 no.3 São Paulo July/Sept. 2002

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912002000300001 

EDITORIAL

 

 

Como editora científica da POB e assessora de outras publicações em nosso meio, considero importante termos em mente o papel das revistas científicas na nossa área de atuação. É importante lembrar que as publicações constituem um excelente meio de disseminação de pesquisas e novas produções, trazendo, muitas vezes, importantes contribuições.

Devemos lembrar a importância das publicações não só para os autores, mas também para os leitores que podem usufruir dos conhecimentos e observações que os textos científicos podem transmitir.

Há algum tempo temos nos preparado para mudanças, e estas já começaram com a alteração da normatização bibliográfica para o estilo Vancouver. O novo estilo facilitou muito a normatização, como já pôde ser observado nos últimos números. Outras alterações, como um maior detalhamento das normas de publicação, já foram preparadas, com o objetivo de facilitar o trabalho dos autores, e também o da comissão de publicação e do conselho editorial.

A POB tem um importante papel na área de publicações científicas, oferecendo e assegurando a divulgação de trabalhos de alta qualidade na comunidade acadêmica, sendo que seu aprimoramento também começa a ser reconhecido internacionalmente.

O papel de editores e assessores é muito importante para que o rigor da análise permita determinar o que deve ou não ser publicado. Essa é uma tarefa árdua para nossos colaboradores, que, gentil e cuidadosamente, procuram, junto a nós, definir os melhores trabalhos que chegam em grande número.

A POB pode ser facilmente acessada via Internet no Projeto SciELO (http://www.scielo.br/pob), lembrando também que a revista está disponível em vários bancos de dados nacionais e internacionais, como Index Medicus (Medline) e PubMed.

Mudanças estão acontecendo, procurando-se cada vez mais o aperfeiçoamento da POB. Modificam-se as referências, alteram-se as normas, criam-se novas regras para os assessores e exige-se cada vez mais o domínio do inglês nas nossas publicações. Outras mudanças serão absorvidas paulatinamente, para atingirmos níveis cada vez mais altos nessa nossa trajetória.

 

 

Esther Goldenberg Birman
Editora Científica