SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 suppl.1Guia de orientação e normas da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Odontológica Brasileira

Print version ISSN 1517-7491

Pesqui. Odontol. Bras. vol.17  suppl.1 São Paulo May 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912003000500001 

EDITORIAL

 

Uma nova ferramenta de consulta para o pesquisador na POB: como ensinar, pesquisar, redigir e publicar

 

 

José Luiz Lage-Marques

Conselho Diretor da SBPqO

 

 

Os programas de pós-graduação oferecidos nas instituições de ensino brasileiras visam ao tão divulgado – e quase inatingível – perfil de excelência proposto pela CAPES. Dentre os critérios atuais com os quais se analisam as propostas dos nossos programas, deve-se destacar a consistência entre área básica, áreas de concentração e linhas e projetos de pesquisa. Parece lógico que qualquer que seja a proposta de programa para um curso de pós-graduação, esta deverá apresentar coerência entre os componentes do programa relacionados à estrutura acadêmica e à infra-estrutura física oferecida, no intuito de expressar competência e boas intenções junto à comunidade.

Os integrantes do corpo docente deverão estar à altura da especificidade e da abrangência das suas respectivas áreas de concentração, atendendo às necessidades das disciplinas do programa. Participar de eventos na área bem como em comitês e órgãos de pesquisa e ensino no assessoramento das comissões de pós-graduação é tido como uma boa prática.

O corpo discente, além de possuir dimensão compatível com as características do programa oferecido, deve ser estimulado a produzir artigos e a apresentá-los em reuniões das mais variadas naturezas, de modo a desenvolver uma produção científica individual ou em parceria com docentes.

Com todas as suas energias investidas na realização de sua missão, e contando com apoio da Colgate, a SBPqO oferece aos seus leitores e a toda a comunidade acadêmica um suplemento cujo objetivo é ser um Caderno de Consultas do Pesquisador.  Tendo em vista a missão de promover amplamente o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a divulgação da pesquisa nacional, esta edição traz uma série de assuntos de interesse aos programas de pós-graduação, independentemente da especificidade e da abrangência de suas áreas de concentração e de suas linhas de pesquisa.

Aproveitando a extraordinária expansão do interesse em pesquisa e na publicação científica experimentada ao longo dos últimos anos, tornou-se imperioso divulgar textos referenciais, destinados a facilitar ao pesquisador pós-graduando o cumprimento dos princípios até aqui estabelecidos.

A tarefa, agora concluída, representou um grande desafio e contou com inúmeros colaboradores para discutir sinteticamente alguns dos principais fatos que envolvem a missão da pós-graduação. Alguns textos foram organizados, e outros, especialmente produzidos para esta edição, os quais servirão para apresentar ou sedimentar conceitos.

A SBPqO sente-se honrada em produzir este suplemento que visa a garantir o desenvolvimento formal e conceitual da pesquisa, do ensino e da redação científica, sempre observando os princípios éticos envolvidos na execução e na autoria, bem como na apresentação dos achados experimentais.

Certamente os textos aqui publicados contribuirão decisivamente para a formação dos pesquisadores e para o aprimoramento de sua prática diária.

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License