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Pesquisa Odontológica Brasileira

versão impressa ISSN 1517-7491

Pesqui. Odontol. Bras. v.17  supl.1 São Paulo maio 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-74912003000500001 

EDITORIAL

 

Uma nova ferramenta de consulta para o pesquisador na POB: como ensinar, pesquisar, redigir e publicar

 

 

José Luiz Lage-Marques

Conselho Diretor da SBPqO

 

 

Os programas de pós-graduação oferecidos nas instituições de ensino brasileiras visam ao tão divulgado – e quase inatingível – perfil de excelência proposto pela CAPES. Dentre os critérios atuais com os quais se analisam as propostas dos nossos programas, deve-se destacar a consistência entre área básica, áreas de concentração e linhas e projetos de pesquisa. Parece lógico que qualquer que seja a proposta de programa para um curso de pós-graduação, esta deverá apresentar coerência entre os componentes do programa relacionados à estrutura acadêmica e à infra-estrutura física oferecida, no intuito de expressar competência e boas intenções junto à comunidade.

Os integrantes do corpo docente deverão estar à altura da especificidade e da abrangência das suas respectivas áreas de concentração, atendendo às necessidades das disciplinas do programa. Participar de eventos na área bem como em comitês e órgãos de pesquisa e ensino no assessoramento das comissões de pós-graduação é tido como uma boa prática.

O corpo discente, além de possuir dimensão compatível com as características do programa oferecido, deve ser estimulado a produzir artigos e a apresentá-los em reuniões das mais variadas naturezas, de modo a desenvolver uma produção científica individual ou em parceria com docentes.

Com todas as suas energias investidas na realização de sua missão, e contando com apoio da Colgate, a SBPqO oferece aos seus leitores e a toda a comunidade acadêmica um suplemento cujo objetivo é ser um Caderno de Consultas do Pesquisador.  Tendo em vista a missão de promover amplamente o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e a divulgação da pesquisa nacional, esta edição traz uma série de assuntos de interesse aos programas de pós-graduação, independentemente da especificidade e da abrangência de suas áreas de concentração e de suas linhas de pesquisa.

Aproveitando a extraordinária expansão do interesse em pesquisa e na publicação científica experimentada ao longo dos últimos anos, tornou-se imperioso divulgar textos referenciais, destinados a facilitar ao pesquisador pós-graduando o cumprimento dos princípios até aqui estabelecidos.

A tarefa, agora concluída, representou um grande desafio e contou com inúmeros colaboradores para discutir sinteticamente alguns dos principais fatos que envolvem a missão da pós-graduação. Alguns textos foram organizados, e outros, especialmente produzidos para esta edição, os quais servirão para apresentar ou sedimentar conceitos.

A SBPqO sente-se honrada em produzir este suplemento que visa a garantir o desenvolvimento formal e conceitual da pesquisa, do ensino e da redação científica, sempre observando os princípios éticos envolvidos na execução e na autoria, bem como na apresentação dos achados experimentais.

Certamente os textos aqui publicados contribuirão decisivamente para a formação dos pesquisadores e para o aprimoramento de sua prática diária.