SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Avaliação da capacidade aeróbia de pacientes em hemodiálise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.3 no.1 Niterói Jan./Mar. 1997

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921997000100001 

EDITORIAL

 

 

Chegamos ao nosso nono número, o primeiro do terceiro ano.

Neste número apresentamos artigos de: Gisele Pereira Jacques e Osni Jacó da Silva sobre "Influência da natação como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças asmáticas"; Paulo Ricardo Moreira e colaboradores tratando de "Avaliação da capacidade aeróbia de pacientes em hemodiálise"; Marcos Aurelio Brazão de Oliveira sobre "Sauna: uma atividade saudável?"; depois, Luiz Carlos Passaro trata do tema "Resposta cardiovascular na prova de esforço: pressão arterial sistólica"; finalmente, Magnus Benetti escreve sobre "Condicionamento físico aplicado a doenças vasculares".

Cremos ter atingido nossas metas.

Reeditamos a revista, de nossa Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, extinta desde 1983.

Conseguimos, a muito custo, compor, imprimir e enviar a nossos associados nove números de uma publicação trimestral, entrando no terceiro ano sem interrupção.

Acreditem, foi tarefa das mais árduas. São poucos os nossos especialistas que se dedicam a publicar seus conhecimentos e são ainda em menor número aqueles que o fazem com certa freqüência.

Apesar da extensão territorial brasileira, os artigos acabam se resumindo a autores de determinadas região do país, o que não representa "in totum" a nossa realidade.

Gostaríamos que autores de todos os Estados tivessem tido representação nestes nove números, o que significaria muito para a Medicina Esportiva brasileira.

Cremos que, recriando a revista e entrando em nosso terceiro ano ininterrupto de publicação tenhamos sedimentado o terreno, estabelecido os alicerces, erguido os pilares e construído nosso "templo", o qual com certeza será enriquecido agora com novos patrimônios a serem anexados e que o tornarão indestrutível.

Assumindo a Presidência de nossa Sociedade em maio de 1993 conseguimos realizar até agora 6 cursos de Especialização em Medicina Esportiva patrocinados e organizados pela S.B.M.E. em Recife, em Maceió, em Salvador e três (3) em São Paulo, na USP, além de outros cursos preexistentes que continuam a ser ministrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Estamos crescendo.

Conseguimos também nossa revista.

Creio ter chegado a hora de trazermos novos valores para compor a Revista.

O trabalho nestes anos foi estafante.

Enaltecemos a visão de nosso novo Presidente Dr. Marcelo trazendo um novo Editor da Revista, Dr. Kawasoe, para assumir tão espinhosa missão. Tenho a certeza de que o que foi consolidado terá amplo desenvolvimento. Estaremos contribuindo no corpo editorial, agora renovado.

Queremos deixar aqui um agradecimento a todos nossos amigos e colaboradores que contribuíram com seus artigos e seus apoios para a consolidação de nossa revista, em particular ao nosso sempre Presidente Prof. Dr. Henrique de Rose e ao Sr. Katayama da Editora Redprint que tão bem cumpriu sua parceria.

Vamos em frente!

João Gilberto Carazzato

Editor da Rev. Bras. de Med. Esp.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons