SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Avaliação da capacidade aeróbia de pacientes em hemodiálise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.3 no.1 Niterói Jan./Mar. 1997

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921997000100001 

EDITORIAL

 

 

Chegamos ao nosso nono número, o primeiro do terceiro ano.

Neste número apresentamos artigos de: Gisele Pereira Jacques e Osni Jacó da Silva sobre "Influência da natação como coadjuvante terapêutico no tratamento de crianças asmáticas"; Paulo Ricardo Moreira e colaboradores tratando de "Avaliação da capacidade aeróbia de pacientes em hemodiálise"; Marcos Aurelio Brazão de Oliveira sobre "Sauna: uma atividade saudável?"; depois, Luiz Carlos Passaro trata do tema "Resposta cardiovascular na prova de esforço: pressão arterial sistólica"; finalmente, Magnus Benetti escreve sobre "Condicionamento físico aplicado a doenças vasculares".

Cremos ter atingido nossas metas.

Reeditamos a revista, de nossa Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, extinta desde 1983.

Conseguimos, a muito custo, compor, imprimir e enviar a nossos associados nove números de uma publicação trimestral, entrando no terceiro ano sem interrupção.

Acreditem, foi tarefa das mais árduas. São poucos os nossos especialistas que se dedicam a publicar seus conhecimentos e são ainda em menor número aqueles que o fazem com certa freqüência.

Apesar da extensão territorial brasileira, os artigos acabam se resumindo a autores de determinadas região do país, o que não representa "in totum" a nossa realidade.

Gostaríamos que autores de todos os Estados tivessem tido representação nestes nove números, o que significaria muito para a Medicina Esportiva brasileira.

Cremos que, recriando a revista e entrando em nosso terceiro ano ininterrupto de publicação tenhamos sedimentado o terreno, estabelecido os alicerces, erguido os pilares e construído nosso "templo", o qual com certeza será enriquecido agora com novos patrimônios a serem anexados e que o tornarão indestrutível.

Assumindo a Presidência de nossa Sociedade em maio de 1993 conseguimos realizar até agora 6 cursos de Especialização em Medicina Esportiva patrocinados e organizados pela S.B.M.E. em Recife, em Maceió, em Salvador e três (3) em São Paulo, na USP, além de outros cursos preexistentes que continuam a ser ministrados em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Estamos crescendo.

Conseguimos também nossa revista.

Creio ter chegado a hora de trazermos novos valores para compor a Revista.

O trabalho nestes anos foi estafante.

Enaltecemos a visão de nosso novo Presidente Dr. Marcelo trazendo um novo Editor da Revista, Dr. Kawasoe, para assumir tão espinhosa missão. Tenho a certeza de que o que foi consolidado terá amplo desenvolvimento. Estaremos contribuindo no corpo editorial, agora renovado.

Queremos deixar aqui um agradecimento a todos nossos amigos e colaboradores que contribuíram com seus artigos e seus apoios para a consolidação de nossa revista, em particular ao nosso sempre Presidente Prof. Dr. Henrique de Rose e ao Sr. Katayama da Editora Redprint que tão bem cumpriu sua parceria.

Vamos em frente!

João Gilberto Carazzato

Editor da Rev. Bras. de Med. Esp.