Acessibilidade / Reportar erro

Perspectivas da Medicina do Esporte no Brasil

MENSAGEM

Perspectivas da Medicina do Esporte no Brasil

Marcelo Salazar de Veiga Pessoa

Na condição de presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, recém-empossado ao término do último Congresso da especialidade, em Gramado-RS, dirijo-me a todos os colegas brasileiros através do nosso meio de comunicação mais qualificado, que é a Revista Brasileira de Medicina do Esporte.

Venho trazer uma mensagem otimista, baseada numa conjuntura favorável e também no entusiasmo e na competência de todos os que fazem a especialidade em nosso país. Competiência que ficou marcada aos olhos dos convidados estrangeiros que estiveram no Congresso de Gramado, que foram unânimes em reconhecer o brilhantismo da organização daquele evento e, sobretudo, o nível científico das atividades desenvolvidas. Entusiasmo declarado por todos aqueles também empossados comigo e que fazem parte da diretoria da SBME para a gestão 1997/1999.

A Medicina do Esporte alcançou um patamar de desenvolvimento de tal porte em níveis nacional e internacional, que obriga a todos nós, colegas da especialidade, amadurecermos as idéias, discutirmos os projetos e direcionarmos as ações visando o fortalecimento da Sociedade e o seu reconhecimento por parte dos atletas, dirigentes, políticos e esportistas brasileiros. Reescrevo aqui o que disse por ocasião da solenidade de encerramento do Curso de Especialização realizado em Alagoas há dois anos:

"A Medicina do Esporte precisa crescer, necessita se afirmar para que nossos atletas, nossos esportistas, nossas crianças, os cidadãos brasileiros possam dispor de médicos competentes e dedicados na prescrição de exercícios, na avaliação de aptidão física, na prevenção das lesões da prática esportiva e na orientação para a prática de atividades físicas."

Assim, outra mensagem não poderia deixar que não fosse expressar meu otimismo e minha esperança em ver a Medicina do Esporte cada vez mais fortalecida e reconhecida, sempre atuando em parceria com as demais ciências do esporte para atender os atletas de alto nível e competitivos, além de todos aqueles que vêem no esporte e no exercício fatores de promoção do bem-estar.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Jun 1997
Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br