SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue3O uso do álcool nos esportes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.3 no.3 Niterói July/Sept. 1997

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921997000300009 

MENSAGEM DO SECRETÁRIO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA DO ESPORTE

 

Como solicitar o título de especialista em Medicina do Esporte

 

 

Felix Albuquerque Drummond

 

 

Com a recente modificação das normas para emissão de Título de Especialista propostas pela AMB e aceita pela SBME, os médicos que desejarem candidatar-se ao título de especialista em Medicina do Esporte deverão submeter-se a um exame de conhecimento, que será realizado periodicamente durante os Congressos Brasileiros e em outras oportunidades designadas pelo Conselho Diretor.

Evidentemente, poderão inscrever-se neste exame apenas aqueles colegas que concluíram os cursos de especialidade, organizados por Instituições de Ensino Superior, e reconhecidos pela SBME.

Entretanto, os colegas formados até o ano de 1996 poderão solicitar a emissão de seus Títulos de Especialista, cumprindo as seguintes formalidades:

1. Comparecer à regional da AMB de seu Estado e solicitar o Título em formulário próprio e único para todas as especialidades médicas, anexando fotocópia autenticada do certificado de conclusão do Curso de Medicina do Esporte. Serão igualmente aceitos cursos realizados no exterior, desde que com mais de 360 horas aula, título de especialista emitido pelo Conselho Federal de Medicina ou diplomas de Médico e Licenciado em Educação Física, para os colegas que tenham completado os dois cursos.

2. Com as assinaturas do presidente da federada da AMB e do presidente da sociedade regional de Medicina do Esporte, se existente, o formulário será enviado para a AMB e, posteriormente, para a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

3. Reconhecida a validade da documentação enviada, será elaborado o Título de Especialista, que será assinado pelo Presidente e pelo Secretário da SBME, e de imediato enviado à AMB.

4. A AMB, após o competente registro e a assinatura de seu Presidente e Secretário Geral, reenvia o Título para a SBME.

5. A SBME informará o colega que seu Título está pronto e solicitará um depósito no valor de R$ 55,00 (cinqüenta e cinco reais) em conta da SBME. Após a comprovação deste depósito, o colega receberá seu documento, preferentemente em sessão pública realizada em seu Estado, ou pelo correio.

Esta seqüência parece longa e complicada, mas na realidade constitui uma tramitação fácil e rápida, e mais de trezentos colegas já possuem este título, que será cada vez mais valorizado de agora em diante, frente à importância que nossas entidades maiores estão dando aos especialistas.